Como organizar papeis e documentos em casa, segundo Marie Kondo.
 
Em termos gerais, arrumar o meu lar, utilizando-se da dicas de Marie Kondo fez muita diferença em nossas vidas. Da trabalho, mas tudo que vale a pena da trabalho. A mudança interior é muito forte.
Falando em termos mais técnicos, gostaria de dizer que essa questão da papelada e documentos foi o mais especial para mim, embora eu ainda esteja me aprimorando.

Abaixo vou trazer partes literais do livro da Marie Kondo, focando mais na parte dos papeis. Quem quiser saber mais, leia o outro texto (Marie Kondo), onde eu faço um fichamento da parte filosófica do livro.Tai uma das coisa que fez toda a diferença aqui em casa. Essa questão de como organizar os papeis e documentos. Melhor mesmo é ler o livro.

Vamos lá.


Colocar a casa em ordem é uma excelente forma de descobrir quais são nossas paixões.

A experiencia de organizar o lar resulta num maior envolvimento com sua vocação, com sua casa e com sua família. A consciencia daquilo que amam aumenta, o que resulta numa vida muito mais estimulante.

Acredito que a melhor ferramenta de autoconhecimento é a organização de nossas coisas. Afinal, nossos pertences descrevem com precisão o histórico das decisões que tomamos na vida.

A organização transforma radicalmente a vida - isto é 100% valido para qualquer pessoa. Um dos efeitos magicos da organização é a segurança que adquirimos em relação à nossa capacidade de decisão.
Temos que descobrir quanta força podemos receber do ambiente em que vivemos.

PAPEIS E DOCUMENTOS.

Regra geral: JOGUE TUDO FORA.
Essa é a regra, pois em geral, essa papelada não traz alegria nenhuma.

Se não estiver em nenhuma dessa categorias, descarte imediatamente:
1 – papeis em uso atualmente
2- papeis que serão necessário por um período
3 – documentos necessários para toda a vida.

Depois de descartado o que não tem utilidade, divida o resto em duas categorias.
1 – papeis para guardar(tipo certidão de nascimento)
2 – papeis em relação aos quais será necessário fazer algo(tipo um conta para pagar). Estes aqui coloque tudo no mesmo lugar e num suporte de pé – vertical. não precisa separar por categorias. são pendencias a serem resolvidas o mais rápido possível.
Os papeis para sempre, separe em duas categorias. os de mais uso e os de menos uso(garantia de eletrodoméstico). Guarde tudo em um única pasta – dividida em dois.

Ou seja, basta 3 pasta. Uma para pendencias, que deve ficar quase sempre vaiza. outras para uso raro e outro para uso frequente. O resto joga fora.
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/09/2021
Reeditado em 25/09/2021
Código do texto: T7350267
Classificação de conteúdo: seguro