DISCURSO DE POSSE NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SOUSA - 06.08.1994

DISCURSO DE POSSE NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SOUSA - 06.08.1994

Inicio fazendo uma saudação ao Governador Cícero Lucena, cuja competência na administração do nosso Estado é reconhecida por todos. Faço isso, por ter sido Vossa Excelência um dos maiores incentivadores desde o primeiro dia desta árdua luta por nós enfrentada.

Este momento é de muita emoção. Assumo os destinos de um dos mais tradicionais estabelecimento de ensino da região sertaneja, consciente da grandeza da missão a cumprir. Aproveito para saudar todos os ex-diretores que contribuíram para o desenvolvimento deste estabelecimento.

É motivo de júbilo a confiança depositada em mim por todos os que fazem a nossa querida Escola Agrotécnica Federal de Sousa. Honra-me e o crédito depositado por Sua Excelência Ministro da Educação, Dr. Murilo Hingel, demonstrado ao assinar a designação e no seu discurso durante a solenidade de posse, no último dia 2, em Brasília.

Inspirando-me no agrônomo e escritor Fernando Melo, digo que conduzirei o leme desta Escola profissionalizante, lutando para colocá-la numa rota segura, fadada a um melhor destino; a prósperos dias. Lutarei, estou convencido disto, contra inúmeras dificuldades e incompreensões dos eternos incompreendidos, vencendo-os pela justiça, haverei de abrir uma nova trilha em busca da grandeza da instituição.

Tenho certeza de que toda a comunidade sousense participará deste processo de dignificação da causa educacional que haveremos de instalar.

Esta Escola estará sempre de portas abertas para receber, com satisfação, pais de alunos, especialistas em educação, a iniciativa privada, os empresários rurais, enfim, todos quantos se dispuserem a trazer sugestões, críticas, a sua palavra, a sua palavra, a sua ajuda, a sua presença.

Meus queridos professores e funcionários, espero muito de todos vocês. Urge trabalhar de forma articulada, unida, harmoniosa e consciente.

As ações devem ser somadas, pois a responsabilidade pela educação é de todos. Coloquemos em prática a lição da humildade, mas nunca, em hipótese alguma, a da subserviência. Não se esqueçam de que, na concepção justa das cousas, os homens não se valorizam pelos cargos ou funções que lhe são atribuídas, mas, pela dignidade com que as desempenham.

Aos que ocuparem posição de mais destaque não deixem que o orgulho leviano lhes entorpeça a mente. Lembre-se de que, na vida, os que sobem têm duas maneiras de olhar para baixo: os imbecis, olham por cima, característica típica dos que não são acostumados a subir e não sabem o preço que se paga para se elevar dignamente. Os inteligentes olham por cima, com simplicidade, sabendo que cada degrau constitui um passo, numa subida que não se completa nunca, porque um homem normal é um ser em busca de uma perfeição maior.

Vamos formar uma legião de inteligentes. Lembrem-se de que, nas grandes batalhas, os soldados e o generais se irmanam na luta por uma vitória comum; daí, porque os que ficarem em posição mais simples não devem sentir-se humilhados ou desprestigiados.

A Escola Agrotécnica Federal precisa ter sempre a qualidade que se exige de qualquer Instituição Educacional. Precisa ser escola no sentido pleno da palavra, através da qualidade do ensino, da formação de profissionais e do serviço à comunidade. Nosso plano administrativo tem como objetivo central promover um ensino de qualidade, passando pelo preparo do docente, permitindo-lhe acompanhar as mudanças pedagógicas, científicas e culturais. É imprescindível também a qualificação do pessoal técnico-administrativo, para poder fornecer o suporte adequado ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem. No que se refere à formação de técnicos em Agropecuária e em Economia Doméstica, não poderemos permanecer em descompasso com as exigências do mercado de trabalho.

As ações administrativas serão distribuídas em medidas de curto prazo pelas de médio e longo prazos. De imediato, a preocupação estará voltada para a administração das dificuldades e problemas oriundos da última administração. Preocupação ainda maior em virtude de não ter sido passada nem a mais elementar informações sobre tais problemas, que se constituem em débitos com fornecedores que, para saldá-los, comprometem de forma considerável, qualquer intenção de iniciarmos nossa administração na velocidade desejada.

Também, há preocupação com o último semestre do ano letivo, de forma que, problemas como os de funcionamento do restaurante, alojamento, segurança, sistema de transportes, material e equipamentos indispensáveis para o funcionamento das salas de aulas e das unidades educativas de produção terão solução rápida.

O passo adiante é por em prática a política de expansão da nossa escola, criando uma nova habilitação: a de técnico de nível médio em Irrigação e Drenagem, que ao lado das duas já existentes, hoje dará ao nosso jovem a oportunidade de se qualificar numa área importante e imprescindível para a região.

Outro ponto a ser perseguido é a criação de cursos especiais para alunos com 2° grau concluído e que pretendem se profissionalizar. Tentaremos, também, viabilizar a realização de cursos de especialização para a comunidade na área da agroindústria. No que se refere à estrutura física, lutaremos incansavelmente pela construção do bloco administrativo e de outros setores indispensáveis.

Para concluir, nas palavras finais, quero ressaltar o caráter emotivo e sentimental. Peço permissão aos presentes para dedicar este momento tão importante na minha vida ao meu pai Chico Guarda-Roupa, um dos grandes responsáveis pela minha formação. No último dia 19, teve que atender ao chamado de Deus e hoje, ao lado do seu querido Felix, do seu velho amigo Sandoval Assis, a quem reverencio neste momento, participam também espiritualmente desta solenidade.

Muito obrigado!

FRANCISCO CICUPIRA DE ANDRADE FILHO

Chiquinho Cicupira
Enviado por Chiquinho Cicupira em 07/10/2021
Código do texto: T7358265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.