Discurso de posse na Direção Geral da Escola Agrotécnica Federal de Sousa, no dia 7 de Julho de 2006

Discurso proferido pelo Professor Francisco Cicupira de Andrade Filho, assumindo a Direção Geral da Escola Agrotécnica Federal de Sousa, na solenidade de transmissão de cargo no dia 07 de Julho de 2006, às 20:00 horas, no Pátio Sandra Maria Soares, da EAFS/Sousa-PB.

Saudação inicial as autoridades da mesa e aos presentes.

Assumo hoje, mais uma vez, a enorme responsabilidade de administrar a nossa querida Escola Agrotécnica Federal de Sousa. Esta honrosa missão já foi igualmente desempenhada por ilustres homens e mulheres, os quais gostaria de homenageá-los, nesse instante, citando seus nomes para reavivar nossa memória e não nos esquecermos de seus feitos. Albanir Barros, Benigna Pires, Tomaz Pires dos Santos, Eliel Nunes Rodrigues, João Romão Dantas, Rozena Alves Pires, Paulo César Dantas de Abrantes e Francisco Tomaz de Oliveira.

Nesse instante de emoção, quero louvar o Diretor que deixa o cargo. A casa está em ordem. Bem administrada. Suas instalações ampliadas e melhoradas. Seus funcionários apresentam-se com experiência e conhecimentos acrescidos. Seus alunos bem assistidos. A instituição integrada com a sociedade.

A enumeração, por mais longa e exaustiva dos feitos, não fará justiça à fecundidade e eficiência da gestão que temos a honra de suceder. Esta verdade positiva, concreta e promissora é a cabal demonstração do êxito maiúsculo do nosso antecessor, Professor, decano, Diretor Francisco Tomaz de Oliveira. Sucedê-lo, acarreta sobre mim, uma sensação de regozijo, mesmo sabendo da hercúlea tarefa que teremos pela frente. Não será fácil esta empreitada, pois a Escola Agrotécnica é uma instituição importante e complexa. Comprometo-me, porém na presença de todos vocês, administrá-la num clima de harmonia e confiança. Se por um lado, o trabalho será árduo, exigindo muita criatividade e persistência, por outro, será extremamente gratificante para quem gosta de enfrentar desafios.

É óbvio que avançamos bastante em todas as direções, mas temos a consciência de que, quanto mais se avança, mais caminhos e desafios vão surgindo como barreiras. Temos a convicção, porém de que os desafios existem para ser vencidos.

O fato de já termos administrado a escola em um passado recente e a experiência acumulada, contribuem para o êxito desse novo mandato, pois nos tornamos mais seletivos, com uma visão mais ampla do processo administrativo e com o senso de prioridade mais aguçado.

Ficaremos atentos às políticas de governo (PROEP, PROEJA, TEC-NEP, Escola de Fábrica, Incubadoras Agroindustriais). Atenderemos às recomendações e orientação dos nossos órgãos mantenedores (Ministério da Educação e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), além do respeito às leis que regem a educação brasileira.

Destacamos como pontos que constituirão a essência da nossa ação administrativa.

• Elaboração ainda este ano do Plano de Desenvolvimento Institucional, que contará com a participação de toda a comunidade externa e interna, oportunidade em que serão revisados os objetivos, as metas e a missão da escola e onde serão definidos o real dimensionamento do tamanho e do papel da escola;

• A área de ensino será sempre o principal objetivo e desafio, sendo a luta pela implantação do primeiro curso superior a nível tecnológico, a principal meta, além da criação de mais um curso técnico;

• Busca incessante de recursos para a melhoria da infra-estrutura da instituição, com projetos estruturantes;

• Estímulo à pesquisa e a extensão. Aproveitamos o razoável número de mestres e doutores de que já dispomos, para implantarmos uma postura de ação mais efetiva nessas áreas;

• Atenção especial às atividades artísticas, culturais, desportivas e de recreação;

• Responsabilidade com o egresso e maior aproximação da EAFS com as instituições parceiras, tanto públicas como privadas.

Nosso alvo será o aluno. Lutaremos para entregar à sociedade e ao mundo do trabalho um profissional com sólida formação ética, humanista e técnica; consciente de que se deve promover a sustentabilidade do ambiente e estar sempre aberto as mudanças e às inovações.

Deveremos criar mecanismos para que os nossos docentes conheçam mais e vivenciem os problemas reais que ocorrem nos distintos elos da cadeia agroalimentícia e nos serviços públicos e privados que apóiam o desenvolvimento do setor agropecuário.

Adotaremos a prática de consultar, parceiros, os empregadores, líderes de pequenos, médios e grandes produtores, agricultores e empreendedores do setor de serviços agroindustriais, solicitando a todos suas opiniões sobre a escola, os suportes e os serviços que oferecem ao setor agropecuário e a qualidade de seus egressos.

• Haveremos também de dar continuidade a este processo de gestão democrática e participativa com a constante qualificação e valorização dos recursos humanos.

Ao longo desse semestre, formaremos uma equipe mesclada de pessoas experientes e neófitos, devendo prevalecer a atitude de colaboração, humildade, criatividade e espírito público, pois vivenciaremos quatro anos de intensa atividade em favor da educação profissional e tecnológica na nossa escola, para que ela possa, num futuro bem próximo, transformar-se no primeiro CEFET-Agrícola do Estado da Paraíba. Continuaremos com essa ação adequada com prefeituras municipais adotadas pelo Professor Tomaz, postura idêntica no correto relacionamento com a área política, as câmaras de vereadores, associações de moradores rurais urbanos e o setor produtivo. O diálogo com o grêmio livre dos estudantes, cooperativa escola e representantes sindicais assegurará um ambiente de convivência democrática.

Senhora e Senhores presentes, representantes de distintos segmentos de nossa comunidade, por justiça, é preciso registrar a ação da sociedade, das igrejas, da imprensa, das famílias dos nossos alunos, ex-alunos, ex-funcionários, aposentados. O apoio de todos é imprescindível.

Reservo o parágrafo final desse meu discurso, para fazer um agradecimento especial a todos os funcionários, professores e alunos dessa escola, por mais essa confiança depositada em mim, para conduzir os destinos de nossa escola nesse período administrativo. Devo dizer a todos que o entusiasmo é maior força da alma e que de acordo com Leonardo Boff o cuidado é, na verdade, o suporte real da criatividade, da liberdade e da inteligência. Espero que vocês tenham percebido nas entrelinhas da minha mensagem, o entusiasmo, a alegria, a garra, a boa vontade, enfim, o cuidado com que essa escola será tratada nos próximos quatro anos.

Juntos fizemos muito.

Juntos faremos mais. E melhor.

Muito obrigado.

Chiquinho Cicupira
Enviado por Chiquinho Cicupira em 07/10/2021
Código do texto: T7358268
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.