Sentido sagrado da palavra ARREPENDIMENTO.

“Arrependimento” é uma palavra com um significado um tanto confuso, sobretudo para as línguas latinas.

Se partimos da etimologia do latim, teremos um sentido mais emocional para esta palavra podendo o "arrependimento" ser confundido com culpa ou remorso.

Isso porque "arrependimento vem Do latim vulgar *repoenitere que significa "sentir pesar". O prefixo - re - da ideia de intensificar e “poenitere” significa sentir magoa por uma má ação, sendo ainda que a raiz “poena” significa punição, castigo.

Mas o arrependimento descrito na biblia provém do hebraico e nos remete a um sentido mais profundo. Na bíblia o termo utilizado é “teshuváh”, que procede de uma raiz verbal que significa “voltar” ou “retornar”, o que nos leva a ideia de “mudar de direção”, “mudar de pensamento”.

É desse arrependimento que eu gostaria de falar – a mudança de pensamento.

Alma 19:33 (O arrependimento traz uma mudança de coração).

O amigo já deve ter percebido que o simples entendimento intelectual de que se comete um ato egocentrico e contrario a lei do amor não desagua necessariamente no arrependimento que muda o coração. É difícil se arrepender verdadeiramente, porque não trata-se de uma simples decisão, mas de um processo que envolve também maturidade e ajuda divina.

2 Timóteo 2:25

(o mensageiro de Deus)Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade.

Assim, é Deus que nos ajuda a chegar no verdadeiro arrependimento. O arrependimento vem quando nos rendemos ao divino. Não é meramente uma conquista intelectual. Parte do caminho para se chegar nesse arrependimento depende unicamente de nós, que é reconhecer que esse comportamento não é adequado e nos esforçar para abandonar esse comportamento

D&C 58:42–43 (Para arrepender-nos, precisamos confessar e abandonar nossos pecados)

Mas isso por si só não muda nosso coração. Secretamente ainda iremos desejar esses comportamentos. Para extinguir esse comportamento definitivamente precisamos nos render a Deus, nos submeter a Deus, louvar a Deus com humildade pedindo que Ele conduza nossos pensamentos, sentimentos e ações. Feito tudo isso, devemos esperar ativamente pelo milagre da transmutação, quando o verdadeiro arrependimento virá.

A espera ativa da cura de nossas vicissitudes é uma virtude que requer humildade, discernimento e altivez. Humildade para saber que em relação ao Cosmos, ao Uno, ao infinito poder divino que envolve todo o universo, só nos resta esperar com humildade e devoção.

Discernimento para saber diferenciar aquilo que nos cabe daquilo que não depende de nós e altivez para agirmos naquilo que depende.

Trata-se de uma espera ativa que vale a pena, pois com ela vem o arrependimento o perdão e a verdadeira felicidade de viver nosso propósito de Alma.

Isaías 1:18 (Por meio do arrependimento, podemos ser limpos de nossos pecados)

Isaías 43:25 (Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim,

e que não se lembra mais de seus pecados.)

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 19/10/2021
Reeditado em 19/10/2021
Código do texto: T7367168
Classificação de conteúdo: seguro