Deus não pode ...

Todos (teístas) concordam que o poder de Deus é ilimitado.

No entanto, nós, teístas, nos contradizemos dizendo:

Deus não pode...

Deus não pode ... nascer como homem, pois isso é limita-lo. (dizem alguns). Mas limitá-lo não é dizer que Ele não pode fazer algo?

Deus não pode ... ter criado a reencarnação ... Mas limitá-lo não é dizer que Ele não pode fazer algo?

Penso que para sermos mais coerente( sem fugir de sermos prepotentes) poderiamos dizer algo assim:

Deus não quis nascer como homem para não se limitar...blá blá bla

Deus não quis criar a reencarnação, porque o modelo da ressureição é um modelo mais inteligente ... blá blá blá.

Gosto de um Deus pessoal que me ama e cuida de mim. Desse jeito é mais fácil para mim amá-lo, louvá-lo, me render a ele e desejar ser absorvido no amor ele. Retornar a ele, e me tornar um com o Pai. Me devotar a ele e buscar uma total comunhão com a sua divindade, que também pode ser a minha.

Alguém poderia me dizer - não importa que você goste de um Deus pessoal. Isso não muda a verdade, de que Deus é uma energia cósmica ilimitada e impessoal.

Penso que para Deus ser completo, Ele tem que ter tanto o aspecto pessoal quanto o aspecto impessoal. Se Deus fosse apenas pessoal ou apenas impessoal, não seria completo, porque careceria de algo.

Todos sabemos do poder da devoção, que é o amor ao supremo.

Na bíblia diz: “Amarás teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com toda a tua mente…; e amais a todos como a ti mesmo (Mateus, 22.37-39)

Ai vem a pergunta: No caminho da Devoção deve-se Adorar a um Deus Pessoal ou Impessoal? É possível amor um Deus impessoal?

Vejamos o que Krishna responde no Bagavah gita.

Arjuna perguntou: “Quais destes é o melhor conhecimento do Yoga: daqueles que sempre devotam e que adoram o Seu aspecto pessoal, ou daqueles que adoram o Seu aspecto impessoal, o Absoluto sem forma?” (12.01)

O Senhor Krishna disse: “Eu considero o melhor dos Yogis aquele que é sempre constante e devotado, que Me adora com suprema fé, por fixar a sua mente em Mim como seu Deus Pessoal. (12.02)

Logo mais, Krishna explica que, na verdade, não é que seja melhor ama-lo na forma pessoal, mas que é muito mais difícil amá-lo na forma impessoal. Krishna diz que ambos as maneiras chegam a ele.

Aquilo que é difícil, significa que é algo mais apropriado para alguém que já alcançou um estágio mais avançado, o que não é o meu caso.

Ramakrishna disse: “A imagem de adoração é necessária no começo, mas não mais tarde, assim como um andaime é necessário durante a construção de um prédio”. A pessoa deve, primeiro, fixar os pensamentos e a mente na forma pessoal de Deus, após isto, fixar-se na forma transcendental.

É totalmente estéril convidar a uma criança para adorar um Deus sem forma, enquanto que um sábio vê Deus em todas as formas e não precisa de uma estátua ou mesmo de uma pintura de Deus para adorar.

Eu não sou um sábio. Amar um Deus impessoal seria para mim uma fantasia que certamente me atrasaria na caminhada. Além disso, eu tenho um temperamento mais melancolico e introvertido, o que me coloca mais conectado a uma devoção mais personalistica. É preciso ter isso em conta também.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/10/2021
Reeditado em 25/10/2021
Código do texto: T7371042
Classificação de conteúdo: seguro