Formatura do Curso de Letras Licenciatura Português-Inglês em 2017

Se eu perguntasse a qualquer pessoa aqui presente nesse auditório, o que é esse objeto - todos me responderiam que é um diploma, além da cara de espanto pela pergunta feita.

Porém, eu posso dizer com toda a convicção ao público, que não é apenas um diploma, mas sim algo muito maior.

É todo meu esforço físico, mental, intelectual contido aqui. Frutos de anos de trabalho árduos, passados desde o período do cursinho até a formatura. Sangue, suor, lágrimas foram derramados para que esse momento viesse a existência, contrariando todas as situações possíveis e impossíveis de se imaginar.

Enfim, é um sonho, um plano, um objetivo que desejei, perseguiu e Deus em sua soberania, permitiu-me que eu o realizasse, podendo dizer a todos: Consegui!

Sinto-me profundamente feliz porque faço parte dos 18% dos brasileiros que possui um diploma de nível superior, tendo a oportunidade entre tantas pessoas de minha faixa etária que não tiveram a mesma chance, sendo um dos poucos entre meus familiares que chegaram um pouco mais longe.

Mesmo assim, não vejo motivo para me gabar, sabendo que há todo um contexto e toda uma estrutura absolutamente injusta que impede e exclui o acesso à educação, principalmente a universidade.

Ainda que esteja encerrando mais uma etapa, tanto o meu discurso como meu desejo permanecem os mesmos, pois, continuo achando o vestibular um sistema injusto de seleção e defendo não somente seu fim, mas a Universalização do Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade para que as próximas gerações não venham a passar pelas situações que eu e tantos outros passaram.

Mantenho meu apoio e compromisso com toda e qualquer pessoa ou grupo que sinceramente e de boa vontade defendam essa bandeira.

Sonho com o dia em que cursinhos, cotas, programas como FIES e PRO-UNI, entre outros financiamentos e programas deixarão de existir, pois, já não há mais necessidade de continuarem a existir, ficando somente no passado para contar história assim como o vestibular.

Ao mesmo tempo em que estou feliz, me encontro com os pés no chão, ciente de que um diploma não é um passaporte para fortuna, fama, tampouco para o sonho americano que é utópico, bem diferente de certos deslumbrados que andam por aí.

Aqui termina mais uma etapa. Em breve, começará outra.

Eu não sei quais desafios me aguardam, mas é certo que não pretendo parar por aqui, mesmo sem saber onde irei chegar.

Finalizando esse discurso, agradeço primeiramente a DEUS pela graça concedida, meus familiares que ajudaram-me de diversas maneiras, aos meus irmãos que oraram e torceram por mim e amigos que me apoiaram. Também agradeço a todos aqueles que desacreditaram, agiram com indiferença, que nos momentos difíceis da caminhando me abandonaram.

Agradeço meus inimigos e quem não gosta da minha pessoa, sempre torcendo contra. Vocês não fazem ideia do quanto serviram de motivação para poder continuar seguindo em frente. Peço por favor, que continuem.

De resto, a vitória é nossa!!!

Fabio Lindbergh.