Há Algo Fantástico Lá Fora

O que nos motiva? Quais são os nossos maiores objetivos? Por que nossos grandes projetos não saem como o planejado?

Essas são perguntas que constantemente fazemos a nós mesmos e na maioria das vezes não encontramos alguma resposta direta, uma que venha a sanar essas dúvidas tão comuns entre as pessoas.

Mas aí faço eu algumas perguntas ainda mais complicadas de responder:

Como vemos o mundo, as coisas que nele existem, os seres que a ele povoam, os acontecimentos ao nosso redor... as pessoas a nossa volta? Como nos vemos de frente ao espelho ao olhar pela primeira vez e agora, neste exato dia, logo ao acordar?

Acredito eu que, se obtivermos as respostas para essas perguntas, certamente teremos respostas para todas as outras.

A resposta para todas essas perguntas é:

“Há algo fantástico lá fora”! Há algo maravilhoso que pode mudar toda a forma de vermos o maravilhoso mundo que, um dia, há tempos remotos, foi criado para nós, assim como tudo o que nele foi colocado, todas as oportunidades que surgem, todas os acontecimentos que passaram e os que ainda virão!

Mas para que possamos ver esse algo fantástico que nos aguarda “lá fora”, é necessário e verdadeiramente primordial que saibamos o que é esse “lá fora”. Para isso, é importante que entendamos o que é o “aqui dentro”.

Não falo de um lugar dentro da sua casa, dento do seu carro, dentro da sala do escritório ou consultório onde trabalha. Portanto, não vai ver nada diferente do que já vê todos os dias simplesmente ao transpassar a porta da rua, ir ao jardim, sair do carro ou tirar mais cedo a sua hora de almoço. Falo de algo verdadeiramente fantástico! Algo que só poderá ser visto, contemplado, vislumbrado ao se deparar com uma grande e aparentemente intransponível barreira. Um obstáculo que cegas as pessoas, que muda a atenção das pessoas para o cotidiano, para as coisas de “maior relevância”, de “maior prioridade”. Assim vemos as coisas, o mundo, as pessoas, a nós mesmo e é exatamente aí onde erramos mais.

Quando viemos ao mundo, quando abrimos nossos olhos e vemos a luz, quando choramos aquele belo choro da vida, nascemos totalmente livres, puros, imaculados, inocentes. Assim permanecemos por um certo tempo, livres de preconceitos sociais, raciais, homofóbicos, xenófobos, etc. Livres, de estereotipados padrões de beleza, das malícias, das maldades... de pecados. Somos a imagem e semelhança de Deus!

E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou.

Gênesis 1:27

Como o passar dos anos, o amadurecimento, o processo evolutivo literal do Homem, fomos começando a criar uma redoma invisível em torno de nós e passamos a viver dentro dessa redoma. A sociedade começa a nos mostrar todos os tipos de preconceitos, as leis, as normas, os paradigmas, as malícias. Nossos pais nos influenciam e em nossa educação começa a ser infiltrada novas coisas e o dia a dia, com a escola, também, em sua ignorância (no sentido literal do desconhecer), assim como os governos, as grandes mídias começam a nos moldar para a idade adulta. Com toda essa avalanche de informações e as mazelas da vida cotidiana, vem o pecado junto. Daí em diante, nesse momento da vida, não estamos imagem e semelhança de Deus.

Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus, e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Gênesis 3:7

Então, ao nascermos estamos no “lá fora”, mas ao crescermos e sermos influenciados pelas maldades e malícias que circundam a nossa vida desde a criação, ao experimentarmos as coisas do mundo em demasia e desordenadamente, conhecemos o pecado, estamos nus no “aqui dentro”.

Todas as coisas me são lícitas, porém nem todas me convém...

1 Coríntios 6:12

Então, como haveremos de ser como quando nascemos, voltarmos à imagem e semelhança de Deus? Uma vez que Ele nos criou para que fôssemos a imagem da perfeição, para que para sempre assim o sejamos.

E Jesus disse-lhes: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Mateus 22:37

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo

Mateus 22:39

Ora, se seguirmos o simples preceito do amor, os dois mandamentos que Nosso Senhor e Salvador Jesus nos deixou, resumindo todos os outros, damos um grande passo para voltarmos, pois começamos a nos livrar dos preconceitos, começamos a entender quando erramos, começamos a reconhecer quando ofendemos, começamos a nos preocupar em sermos perdoados pelo irmão quando o maltratamos. Um grande passo. Apenas um grande passo, não definitivo, mas um passo. É importante, pois não se chega a lugar nenhum sem que se dê o primeiro passo e aqui estamos falando de um grande passo.

Por que a obediência a esses dois mandamentos representa um grande passo e não apenas um passo?

Observemos que mencionamos a obediência. Sermos obedientes à Palavra de Deus é sim um grande passo.

Então devemos por mandamento amar ao Nosso Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmo. São mandamentos, não são pedidos, são ordens... não é opcional e a obediência nos aproxima de Deus, portanto também nos coloca no caminho certo para voltarmos à imagem e semelhança de Deus. O caminho para voltarmos ao Primeiro Amor. Voltarmos ao “lá fora”.

Lembre-se que Há Algo Fantástico Lá Fora!

Aplicando tudo isso a nós mesmos, quando nos olharmos diante do espelho, passaremos a fitar olhos nos olhos aquela criatura maravilhosa que nos encara firmemente e, diremos a ela:

“... Você é lindo(a), você é perfeito(a)... eu te amo muito, porque você é a imagem e semelhança de Deus! Seu dia será maravilhoso, porque eu te amo e o Senhor Deus te ama.

Façamos isso por um motivo simples, é total e absolutamente impossível amar ao nosso próximo como a nós mesmos se não nos amarmos a nós mesmos. E não amando o nosso próximo como a nós mesmos também não amamos a Deus sobre todas as coisas, pois ao deixarmos de nos amar, passamos a amar as coisas, valorizar o material acima do Primeiro Amor.

Vamos considerar uma situação hipotética:

Imagine que está chegando a uma festa de gala em seu Civic 2021 último modelo, completo. Traje a rigor. Sua acompanhante (esposa, noiva, namorada ou aquela que pretende namorar) está deslumbrante. Vocês se acomodam em uma mesa bem de frente para a entrada de modo a ver todas as pessoas que entram. E eis que, após alguns minutos, entra um casal bastante incomum para os “padrões da sociedade”, ela loira, olhos estonteantemente azuis, em um vestido perfeito, penteado lindo, uma imagem de uma perfeição que beira a uma obra de Michelangelo... ao seu lado, de mãos dadas com a moça, se encontra um homem de média estatura, não mais que 1,68cm, um tanto fora de forma, meio calvo e negro. No decorrer da festa, a moça coloca comida na boca do rapaz, acaricia-lhe o rosto, o beija demostrando muito carinho.

Analisando essa situação, qual a primeira coisa que pensamos a respeito desse casal? O que pensamos desse rapaz?

A resposta mais comum é que trata-se de um milionário, um assessor da Presidência da República... alguém muito importante socialmente. Se assim for, a moça estaria representando ou seria uma mulher de caráter duvidoso, não é mesmo?

Contudo, continuando com a situação hipotética:

Ao término da festa, aquele casal tão diferente está exatamente à sua frente, aguardando que o manobrista traga o seu carro. Chega enfim o manobrista e passa ao homem um Fiat Uno Mille 1.0, já um tanto surrado pelo tempo. O rapar dá a volta, abre a porta para a moça, a ajuda a entrar segurando a sua mão com toda delicadeza, no que ela sorri com carinho. Ele entra no carro, dá a partida com um pouco de dificuldade e parte fazendo aquele barulho característico do Uno. Você fica perplexo. Você e sua companheira entram em seu belo Civic e partem.

E agora? Ele, claramente não é rico e sua mulher, sua companheira não é uma mulher que estaria com ele por algum tipo de interesse!

Alguma coisa ela viu nele? Pode ser!

E se eu disser e afirmar que foi alguma coisa que ele viu nela?

Em algum momento da sua vida, aquele rapaz viu aquela moça e o Espírito Santo de Deus soprou em seus ouvidos:

Aquela é a mulher que será sua companheira! Vai!

Ele se olhou no espelho, ele disse para aquela imagem que o encarava: Você é lindo! Você é capaz! Você é imagem e semelhança de Deus! Vai e lute porque o Senhor está me dando, então é minha!

E ele foi. Naquele momento ele deu um passo a mais. Ele deu um passo para o lado de fora. E ao conquistar o amor daquela linda moça, ele deu a mão a ela e a puxou também para o lado de fora. Eles não vêm os “padrões estereotipados de beleza” que antes lhes eram impostos quando ainda estavam dentro da redoma.

Mas para que tudo isso pudesse ser possível, ele deu aquele Grande Passo. E depois ele deu o mais importante dos passos... ele se colocou diante de Deus, ele reconheceu que o Senhor Jesus é o seu Único e verdadeiro Salvador. Ele voltou ao Primeiro Amor, ele voltou a ser imagem e semelhança de Deus. Ele voltou para os braços do Senhor e ele foi obediente.

Então Há Algo Fantástico Lá Fora!

Fora de onde?

Fora da redoma que os padrões que o homem criou para governar o mundo, influenciado pela maldade. Fora do que consideram os que ainda se encontram na redoma como normal.

Amados do Senhor e meus amados, o que o mundo considera normal, não é o normal de Deus! Sejamos obedientes e vamos dar o passo para o lado de fora! Vamos levantar a mão e aceitar que o Senhor nos puxe para fora dos padrões que estão nos prendendo na redoma, nos prendendo do lado de dentro de um mundo que não é o que Deus criou para nós!

Você já se olhou no espelho hoje? Já disse a si mesmo que se ama? Qual foi a última vez que você disse ao seu pai ou sua mãe que você os ama? Qual foi a última vez que você disse para sua esposa ou seu marido que a ama ou o ama? Quando foi que você demonstrou amor a alguém que nunca viu antes, ao dar a mão para ajudar uma senhora idosa a descer uma calçada alta, ao dar de comer a uma criança faminta, ao prestar socorro a alguém que se acidentou no trânsito?

Faça isso hoje! Não deixe para amanhã, porque amanhã seus pais podem não estar ao seu alcance e você não vai mais poder fazer isso. Diga para sua esposa que você a ama e o quanto a ama, mesmo que ela esteja zangada ou que não esteja demonstrando o mesmo a você! Diga para o seu marido que você o ama, mesmo que você não acredite muito que ele a ame tanto quanto você a ele. Olhe para seus filhos, abrace eles e diga o quanto você os ama. Olhe para o seu irmão e diga a ele que você o ama.

E ame! Ame sem esperar ser retribuído! Ame incondicionalmente!

E mais do que tudo isso. Diga ao Senhor Nosso Deus que você o ama! Diga com toda a sua alma, de todo o seu coração ao Senhor o quanto você o ama. E seja obediente!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Ame! É tudo o que o Senhor espera de nós! Amor e obediência!

Ame e dê o passo para o lado de fora!

Porque Deus está te dando a oportunidade de estar com ele no mundo que Ele criou, o mundo que Ele amou ao ponto de dar seu único Filho! O mundo que não está dentro da redoma! O mundo que está do lado de fora! E Há Algo Fantástico Lá Fora! Quer saber o que há lá fora?

Lá fora da redoma há o acalentador, o consolador abraço de Deus!

A Graça e a Paz do Senhor Jesus seja todos!

Obrigado Senhor meu Deus por ter me inspirado nesta pequena obra. Num momento em que eu nada tinha para dizer aos jovens adolescentes para quem eu devia palestrar. E obrigado ainda mais por, neste dia o Senhor ter me inspirado a escrever, porque até então eu apenas tinha na memória e não havia citações bíblicas. Eu louvo e agradeço ao Senhor por usar do dom de escrever que o Senhor me deu para que eu possa levar às pessoas a Sua Palavra através desta mensagem e de muitas que ainda virão! Eu creio!

Augusto Komar

16 de outubro de 2021

Augusto Komar
Enviado por Augusto Komar em 22/12/2021
Código do texto: T7412981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.