OCUPAÇÃO ARTÍSTICA EM DEFESA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA RESTINGA DE MARICÁ E O TERRITÓRIO DE ZACARIAS 🌵

E assim foi a nossa 1° OCUPAÇÃO ARTÍSTICA EM DEFESA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA RESTINGA DE MARICÁ E O TERRITÓRIO DE ZACARIAS 🌵

Neste fim de semana,ocorreu a primeira Ocupação Artística de Maricá.

Calorosamente nos reunirmos na roda de diálogos e escuta, onde ouvimos os relatos de Alcenir Marins e Vilson Ronga sobre a longa luta do “Tostão contra o Milhão”, enfrentamentos que ocorrem desde a década de 70, para defender seu território pesqueiro que se estende em torno da Lagoa Grande de Maricá e o mar. 

Diferentes artistas e personagens populares se uniram ao ideal de preservação da APA da Restinga de Maricá. Teve literatura de Cordel. Teve Contação de história. Teve música e poesia, cantoria e alegria, para somarmos força a essa grande luta.

A Apa da Restinga de Marica constitui-se num Patrimônio Histórico Ambiental. Berço de diversos tipos de peixes e sustentáculo de aves migratórias. Não à toa, é a Restinga com maior números de estudos acadêmicos nacionais e internacionais.

A preservação dessa área é de fundamental importância para a natureza que brota ali e se expande: cactáceas, bromélias, orquídeas, além de uma fauna e flora endêmicas. São 19  espécies únicas no mundo inteiro. Nesse espaço conviveu em harmonia a Colônia de pescadores de Zacarias, que desenvolveu, ao longo dos anos, técnicas únicas de pesca e de uso de materiais naturais para pesca, remédios e artesanato.

No entanto, o poder econômico vem assolando a liga da defesa desse território, dividindo a comunidade através de propostas, enfraquecendo o movimento que até hoje garantiu que aquela área ficasse livre de grandes construções. Agora, o empreendimento Maraey propagandeia enganosamente o apoio dos pescadores, ostentando OUTDOORS com propaganda enganosas. E intervém no território sem nem mesmo terem legitimidade ou licença.

A luta jurídica prossegue. Mas agora, junto com ela se somará as OCUPAÇÕES ARTÍSTICAS, que visam dar luz à essa situação. Venha conosco defender esse território de usufruto de todos!

Não a construção do RESORT na APA da RESTINGA de MARICÁ! Não a propagação da construção civil! Sim ao Patrimônio Ambiental! Sim ao Patrimônio Histórico Cultural!

Junte-se a essa luta!

https://www.instagram.com/p/CXyzU0CpJG3/?utm_medium=share_sheet

#flaviavalencalimapoeta