Comunicado de desligamento*

Depois de muito pensar, venho avisar a todos minha saída do projeto pelos seguintes motivos:

Começou com tudo, parando da mesma maneira, ou seja, foi apenas fogo de palha.

O grupo está parado há muito tempo sem um post sequer o que diz muita coisa.

Não possuo nenhuma garantia de que esse coletivo irá virar.

Ao longo desse ano que passou, vi cada membro aqui muito mais preocupado com suas próprias coisas o que com o grupo, indo totalmente na contramão do que seja um coletivo.

Esse projeto não foi ideia minha e somente aceitei fazer parte dele, para dar apoio, esperando que esse grupo fizesse algo diferente.

Disto isto, chego à conclusão de que esse “projeto” é muito mais ideia, expressão de um desejo caprichoso, visando à satisfação pessoal e vontade própria do B(nome omitido por razões éticas) do que o anseio da grande maioria.

Se acham que estou exagerando na dose, lembram-se da ideia de fazer um livro de memórias do Sarau Arteiragem**?

O plano original era fazer um livro de fotos e poesias, mas o “criador” resolveu mudar tudo, sem avisar ninguém, acrescentando “novidades”. Logo, o arquivo histórico que seria o livro, já era.

Enfim, o livro que imaginei, não irá virar como se não bastasse o pessoal da biblioteca/poiesis tomar o sarau da gente.

Para minha decepção, percebi que o meio da cultura não é nada diferente do meio político, pois ambos se equivalem em disputas de poder, dinheiro, politicagem, negociata, corrupções, partidarismos, vaidades pessoais, egocentrismo e individualismos.

É bem possível que eu saia de cena dando um tempo, parando com tudo que se refira à arte e cultura, inclusive de escrever.

Por último, venho discordando de algumas atitudes, posições políticas e sobre a concepção do que seja arte por parte do autor da ideia de criar um coletivo, embora eu respeite sua pessoa.

Dado a minha insatisfação expressa, o melhor a fazer é pedir o boné e sair fora.

Peço, por favor, que não tentem me demover da ideia, porque uma vez tomada à decisão, não voltarei atrás em minhas escolhas.

Mesmo assim, agradeço a consideração e lembrança de me chamarem para fazer parte do grupo.

Desejo boa sorte a todos, independente dos resultados que virão.

Agradeço compreensão,

Lindberg Hod.***

(2018)

Notas:

* Carta escrita a um grupo de pessoas, onde um amigo meu que pretendia criar o coletivo me convidou. Nem bem nasceu o coletivo já morreu precocemente.

** Sarau Arteiragem era grupo de escritores e poetas que organizavam saraus no centro cultural Fábrica de Cultura VNC aqui em São Paulo – SP. Formado por estudantes de literatura nesse mesmo centro cultural o grupo teve duração de dois anos entre os anos de 2015 e 2017 e infelizmente por brigas e divergências internas o coletivo terminou com cada um para um lado.

*** Lindberg Hod era um pseudônimo que usava antigamente.