A irrealidade do pecado.

No UCEN - Um curso em Milagres, é dito que o pecado não existe, mas que a crença nele fará com que ele seja sempre repetido.

Imagina..... Sempre repetido!!!

Que droga.

Isso é muito sério.

Imagina você querer se libertar de um comportamento equivocado que te tira da paz, mas não conseguir e ficar vivenciando a repetição de culpa, medo, vergonha, autopunição e novamente repetir o pecado?!

 

 

O livro diz que, uma vez que acreditemos na "realidade" do pecado, a mente não vai abandonar a ideia do pecado. Que a mente irá ouvir o chamado do pecado e ansiará pelo pecado. Que o pecado será para sempre desejável e tu sempre o quererá.

Assim, a Luxuria, Preguiça, Gula, Avareza estarão sempre batendo na nossa porta e os sensatos fazendo de tudo para reprimi-los, lutando contra um apelo que nos parece sobre-humanos.

Acreditando no pecado, pense como nos parece forte e natural esse chamado egocêntrico da Soberba e da Inveja.

Sem falar na Ira, que nos parece uma defesa natural quando sentimos nossas crenças atacadas.

 

Mas o livro nos oferece uma solução, pois vem nos falar da irrealidade desse pecado.

Para UCEN, é apenas a crença no pecado que sustenta sua força, não obstante sua irrealidade.

De fato o homem não peca, mas apenas erra, se equivoca. "O que vês claramente como um equívoco, queres corrigir." O erro pode sempre ser compreendido, corrigido e abandonado.

Já o pecado carrega dentro de si a ideia de culpa, por isso você repete o pecado. " de repente, mudas o seu status de pecado para equívoco. Agora não o repetirás, simplesmente pararás e o abandonarás, a não ser que a culpa permaneça."

 

"Um equívoco é um pedido de amor. Um pedido de correção." "O pecado é um equivoco que queres manter escondido. Um pedido de ajuda que não queres que seja ouvido."

Queres esconder o equivoco porque a culpa engendra medo e vergonha. Ao esconder o equívoco no véu da culpa e punição, você o perpetua e não deixa o espirito santo fazer o milagre.

 

 

A ilusão do pecado, por ser uma ideia que não existe, é uma ideia que não pode ser compreendida e, portanto, não pode ser corrigida nem abandonada. Preso na crença de que o homem é separado da pureza e inculpabilidade de Deus, nasceu a ilusão do pecado.

 

" o pecado será repetido devido a atração da culpa."

"enquanto a culpa permanecer atraente, a mente vai sofrer e não vai abandonar a ideia do pecado."

" a culpa chama o pecado e a mente ouve e anseia o pecado."

 

Para entendermos a ilusão do pecado e nos desvencilharmos dele é preciso entender a ilusão da culpa.

A culpa é uma fantasia que age como um chamariz para a repetição do pecado. Isto porque, o sentimento de culpa gera um sofrimento na mente. Esse sofrimento faz você ficar rememorando o pecado e essa repetição acaba, inconscientemente, por deixar o pecado mais atraente, pois tudo que é "proibido" e repetido mentalmente ganha naturalmente atração.

"o ego traz o pecado ao medo, exigindo punição. Entretanto, a punição não é senão outra forma de proteger a culpa, já o que merece punição tem que ter sido realmente feito."

E se o pecado foi realmente cometido, significa que ele é real. E tudo que é real será buscado e repetido.

 

Assim, a culpa gera repetição mental do comportamento dito "pecaminoso" e de tanto ver, o pecado vai ganhando status de realidade, tornando-se parte essencial daquilo que o ego pensa que tu és.(filho do pecado). E é da natureza humana você sempre querer aquilo que tu és. " o que pensas que é real, tu quererás e não abandonará."

 

Quando conhecermos e vivenciarmos a realidade de quem nós somos de verdade a possibilidade da culpa desaparecerá, pois perceberemos a realidade da inculpabilidade.

 

 

Culpa tem origem no medo. O medo de Deus. O medo vem da ideia de um Deus punitivo. A ideia de um Deus punitivo nos traz um julgamento de condenação, minha e dos outros.

Quando te decidires pelo Espírito Santos e disseres: decida por mim. Me conduze, me corrija, o a benção do Céu cairá sobre sua vista "os erros são rapidamente reconhecidos e rapidamente entregues à correção para serem curados, não escondidos. Tu serás curado do pecado e de toda a sua devastação no instante em que deixares de dar a ele qualquer poder sobre teu irmão. E tu o ajudarás a superar os equívocos, liberando-o da crença no pecado com alegria."

 

 

 

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 21/02/2022
Código do texto: T7457153
Classificação de conteúdo: seguro