Afinal, quem criou o mundo?

O UCEM(livro - Um Curso em Milagres) não pretende ser uma nova teologia, nem a repetição de outras teologias, razão pela qual ele nem entra em questões sobre reencarnação, como bem explica o manual dos professores.

Contudo, ao meu ver ele abre uma exceção e entra em um único tema teológico que é a Genesis, ou seja, a criação do mundo.

Para o hinduísmo o mundo é maya, o mundo é ilusão, mas uma ilusão criado por Deus para nos proporcionar uma experiencia de evolução por meio do livre-arbítrio.

Mas na teologia do UCEM temos que o mundo não é uma experiencia para a evolução, mas que o homem criou o mundo por conta própria, com seu livre-arbítrio e seu falso conceito de separação e criou o sonho do mundo como forma de atacar e negar a Deus e testemunhar a sua inexistência ou sua morte.

Como eu estou lidando com essa nova teologia da genesi do mundo que o Ucem me trouxe?

Preciso de uma experiencia para internalizar isso. Estou me sentindo um pouco incomodado. Entendo que sou responsável pelo mundo que vejo, pois posso escolher ver com o ego ou com o Cristo. Mas assumir a autoria do mundo? Do mosquito, da arvore, do pavão, da bactéria, dos dinossauros, dos grandes quenios?

Enfim, tenho que experienciar, pois me parece que tem uma chave ai. Me sinto incomodado, mas que parte em mim se sente incomodado com essa responsabilidade na criação fisica do mundo? que parte de mim se sente incomodado com a ideia de que o mundo não é uma experiencia ilusória criada por Deus para a evolução? O que eu tenho a ganhar se eu acreditar nessa teologia oferecida pela Ucem?

Segundo UCEM, o mundo nasceu do erro, da ideia da separação, e nunca abandonou a sua fonte que é o erro. E esse mundo nascido do erro existe, porque eu continuo a aprecia-lo. Eu apreciou esse mundo nascido do erro e por isso dou realidade a ele.

Tudo que eu crio eu aprecio e quero proteger. Assim, fico tentando proteger este mundo. Por isso é confortante pensar que Deus fez este mundo, porque daí eu tenho a validação de Deus não preciso abandona-lo. Daí eu fico apenas tentando conserta-lo.

Mas o mundo de Deus é amor e esse mundo terrestre é o mundo do medo, razão pela qual não foi criado por Ele.

Se eu deixar de apreciar esse mundo do erro. Se eu olhar para o mundo com a perspectiva da luz, esse mundo vai desaparecer e isso me deixa apreensivo. Por isso tenho medo da luz, tenho medo de Deus, pois tenho medo que ele desfaça o meu mundo.

Esse mundo simboliza o erro, simboliza a ausência de amor, por isso esse mundo não pode ser consertado, mas pode ser salvo, transmutado em um outro mundo. É a morte do velho para um novo nascimento. Eu quero salvar este mundo que eu criei, mas tenho que saber que não será salvo com remendos mas com uma nova criação com Deus. Este mundo foi feito para a morte, e é contemplando ele através dos olhos de Cristo que vou transmuta-lo em um mundo feito para a vida eterna.

Como salvo o mundo? Sabendo que este é o mundo do erro e do medo criado por mim e não por Deus. De posse desse saber, com o olha de Cristo eu perdoo o mundo e contemplo ele pelo amor.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 13/06/2022
Código do texto: T7536927
Classificação de conteúdo: seguro