ABORTO.

Menina de 11 anos, grávida de sete meses (informação da mídia).

Aborta ou não aborta?

Em qualquer contexto em que essa discussão aconteça, ela sempre será contraditória, paradoxal e complexa. Ou seja, teremos sempre opiniões e mesmo argumentos de todas as direções e aportes.

O que eu penso?

Penso que existe uma questão de fundo que raras vezes é abordada nas discussões: qual a responsabilidade da Sociedade como Instituição nos casos de estupro?

A resposta à pergunta anterior é sua.

A minha resposta será provocativa:

- Não seria melhor que a Sociedade pensasse em formas (comportamentos, situações, educações, formações...) para evitar estupros?

- Com educação de qualidade?

- Com trabalho para todos?

- Com assistência e orientação aos vulneráveis?

Em uma sociedade educada, justa, com trabalho digno para todos e sem essa desigualdade deliberada por políticos e governos, creio, que haveria pouca margem para estupros e outros crimes.

MAS, se mesmo assim ele ocorre? ENTÃO, penso eu, o indivíduo que o cometeu, deveria ser responsabilizado, por LEIS EFETIVAS para sustentar o/a filho/a, de forma indireta, por toda vida. Uma forma: a criança nasce, haveria uma instituição que a cuidasse, ou via adoção, e o estuprador, por força de Lei EFETIVA, trabalharia a vida inteirinha pra sustentar tudo que a criança precisa.

Sei, sei... utopia minha. Mas... é uma utopia.