Marrocos: Discurso real pelo dia do Trono envia mensagens à Argélia.

O rei do Marrocos, Mohammed VI, pronunciou, ontem sábado, 30 de Julho 2022, um discurso pela ocasião do dia do trono, difundido pelas redes de televisão nacional e Rádios, no qual o soberano apontou os fatos das provocações fúteis, sem fundamentos, chamando os marroquinos a não responder a quaisquer "provocações para os vizinhos argelinos"

Este discurso real, sem dúvida, constitui uma ocasião para enviar fortes mensagens e claras aos argelinos, cujos marroquinos não buscam qualquer escala objeto de provocação.

O que significa que o Rei continua a manter a política de mão estendida para a Argélia, em termos de seu forte compromisso com os princípios de boa vizinhança.

Além disso o rei sublinhou sobre a necessidade de não permitir a qualquer que seja por causa da Argélia e argelinos, chamando os marroquinos para não responder na mídia e redes sociais da mesma forma sobre as provocações argelinas, uma vez que isso não significa nada para o povo marroquino.

O rei Mohammed VI sublinhou o fato de que os dois povos compartilham um mesmo destino.

Anotando que os êxitos alcançados pela diplomacia marroquina, sob a liderança do rei Mohammed VI, no que diz respeito à integridade territorial, sem nenhum interesse para uma escalada com a Argélia, aspirando construir um futuro comum ao serviço dos Povos marroquinos e argelinos, cuja mensagem do rei para a Argélia constitui um convite para privilegiar a razão e ficar longe de qualquer coisa que possa inflamar a discórdia entre os dois povos.

O rei Mohammed VI, por ocasião do dia do trono, reservou um importante espaço sobre a relação com a Argélia.

Considerando que as fronteiras que separam os dois povos irmãos, marroquino e argelino, nunca vai ser fronteira fechada sobre a atmosfera de comunicação e entendimento entre as partes.

Cujos pontes só podem carregar para as partes um futuro entre Marrocos e Argélia, no qual se inspira para outros povos do Magrebe.

Exportando assim os marroquinos a continuar exibindo os valores de fraternidade, solidariedade e boa vizinhança, para com os irmãos argelinos; uma vez que os marroquinos e Marrocos, mantido ao lado de Argélia, em todas as circunstâncias e situações.

Quanto às acusações contra os marroquinos, insultando a Argélia e os argelinos, tal gesto é refutável e irresponsável, porque acende o fogo do conflito entre os dois povos irmãos.

Finalmente as relações marroquinas-argelinas não devem desviar do sentido natural e comovente. Porque estas relações históricas não permitem as ofensas entre os irmãos e vizinhos.

A vontade de Marrocos ficou clara no sentido de sair desta situação, potenciar a aproximação, e viabilizar a comunicação e entendimento entre os dois povos.

Tal aspiração real e do povo junto a presidência argelina tem por objeto que as mãos dadas possam manter as relações normais entre dois povos irmãos, unidos por laços históricos, humanos e um destino comum.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 31/07/2022
Código do texto: T7571769
Classificação de conteúdo: seguro