O desenho político do Brasil

Uma horda de Siglas políticas se juntam pelo “bem do POVO!”

Ah! Se o povo realmente entendesse desse jogo! Tudo seria diferente! A começar pela quantidade de candidatos!

Quantidade é o oposto de qualidade, neste caso.

Muitas promessas, aliás, velhas promessas! O desenho é SEMPRE o mesmo!

Saúde, Educação, Emprego, Moradia, Segurança, Saneamento básico, Preservação do meio ambiente , Luta contra a corrupção, Justiça para todos, Direitos garantidos para todos, O bem da família, distribuição de renda e por aí vai.

O Brasil dos sonhos é desenhado de quatro em quatro anos. Alguns candidatos não conseguem nem desenhar direito, mas, marcam presença, sempre!

Se agitam num aglomerado balé de Siglas, que nem todos se importam ou entendem o que realmente elas significam!

O discurso é o mesmo;

Os candidatos são os mesmos;

As promessas são as mesmas;

E o povo, o mesmo! Longe de entender desse jogo, que de boas intenções não tem nada.

As promessas políticas, todas são cumpridas dentro do seio familiar dos candidatos eleitos. Neste jogo só tem um ganhador, o próprio. É como numa rifa que o dono do prêmio também assina e ele mesmo ganha. Um jogo macabro.

Tudo bem desenhado no papel e na mente de cada um. Como num ritual ensaiado seguem um roteiro:

Beijarão criancinhas;

Comerão pastéis de feira;

Visitarão periferias;

Exporão cartazes de sorrisos largos;

Se juntarão a pobres e descamisados;

Se juntarão a trabalhadores e empresários;

A padres e pastores.

Todos por um só objetivo: “o bem do POVO!”

Um povo que vê o mesmo desenho de quatro em quatro anos. O seu bem? Continuará buscando. Na luta do dia a dia, na luta da sobrevivência. Daqui a quatro anos tenta de novo. Brasileiro é um povo de esperança, esperança do verbo

ESPERAR.

Ao final de cada jogo eleitoral, os candidatos já sabem a lição de casa: é só colocar uma vírgula daqui, tirar outra dali, acrescentar um zero ali à direita e refazer todo o desenho pelo próprio bem. O desenho apresentado para o povo será engavetado para ser reusado no próximo.

Votar, não pode continuar significando escolher seu próximo algoz! Você, POVO, pode e deve interferir neste desenho, se for necessário, rasgue este e redesenhe um novo. Registre os desenhos apresentados, mentalmente ou põe lá mesmo na memória do computador, vá atrás daquele que te apresentou melhor desenho, entenda que nos quatro anos só cabem promessas possíveis para o tempo estipulado. Só você, POVO, pode mudar o rumo desse pancadão político que não deixa ninguém dormir, que tira a esperança de significado esperançar! Que mata qualquer possibilidade de dias melhores!

Eles continuarão acrescentando vírgulas e zeros no seu desenho, mas, o POVO pode por um ponto final!

Basta agir e pensar COLETIVAMENTE.