UCEM - Dar é receber - Reflexões sobre o Perdão.

PERDÃO = desfazer julgamento, desfazer condenação, mudar o coração e olhar para a luz da pessoa para além do erro. É o perdão que não vê o erro, pois sabe que o erro nunca ocorreu, pois tudo é um sonho dirigido pelo ego.

TRÊS acepções do perdão:

1)DAR É RECEBER. Se você não perdoa, então você não aprende como perdoar, pois a gente aprende perdoar, perdoando.

Então, se você não treina o "perdoar", então não aprende o "perdoar" e passa a não ter a "expertise" dessa capacidade. Mas, quanto mais se dá, mais aprende e mais se tem. E se não sabe perdoar, como vai saber perdoar a si mesmo?

2)DAR É RECEBER. Quando você dá um sentimento, antes de fazer isso você teve que garimpar esse sentimento dentro de você. Então, quando você dá uma coisa, ao mesmo tempo você passa a tomar posse daquela coisa, pois você só pode dar o que tem.

Todos nós temos todos os sentimentos dentro de nós em potência, mas não a "pronta entrega". Quando nos esforçamos para garimpar esse sentimento e doamos esse sentimento, então passamos a ter esse sentimento já na superfície disponível para pronto entrega. Isso significa que tomamos posse desse sentimento. Assim, quando damos o perdão, o perdão passa a fazer parte da gente. Daí o autoperdão se torna espontâneo.

3) DAR É RECEBER. Quando condenamos alguém, sempre é uma projeção. Pegamos toda a culpa, toda condenação que carregamos e projetamos em nossos irmãos que são nossos espelhos. Então, quando perdoamos alguém, estamos na verdade perdoando a nós mesmos, pois estamos a perdoar nossas projeções de culpa e condenação. Quando você julga uma pessoa pela roupa que ela usa, significa que aquele jeito de se vestir te incomoda. Isso é uma projeção, pois "se doeu, pega que é teu". Então, perdoar aquele jeito de se vestir, é não julgar aquele jeito de se vestir, e isso é um perdão de si mesmo.

Se de sete bilhões de pessoa, você só não perdoar uma pessoa, significa que você não perdoou duas pessoas: ou seja, aquela pessoa e você ficaram fora do perdão, porque aquela última pessoa é também a última projeção de uma culpa que carregas e que voce está sendo incapaz de perdoar.

O autoperdão completo so pode vir do perdão completo de tudo, pois o custo de dar é receber.

Voce é o capitão do navio do perdão. O último a sair do navio é sempre o capitão. O ultimo a ser perdoado é sempre você. Voce precisa perdoar o mundo, para colher o autoperdão.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 18/08/2022
Código do texto: T7584951
Classificação de conteúdo: seguro