Não perdoar é o mesmo que dizer: eu não posso abrir mão dessa dor.

Já viste como há dores que nos impomos?

Algumas, pensas que não dependem de ti, que são inevitáveis: Remorso, mágoa, culpa, ódio.

Outras, cultivas porque sentes certo prazer. Quando você odeia certas convicções, por exemplo, pensas ser um ódio legítimo, uma raiva justificável, como se houvesse escuridão luminosa.

Há dores que além de dizeres inevitáveis, as prorrogas sem limites por dizeres imperdoáveis.

Assim temos,

O remorso daquele que errou e se arrependeu.

O mágoa daquele que se sentiu traído.

A culpa de um pai que atropela o filho.

O ódio da mãe que teve seu filho assassinado.

Então, diante de tantas dores, alguém vem e lhe diz que todas elas podem ser extintas pelo perdão.

Mas ainda sim, protegemos nossas dores com todas as forças, dizendo: como posso perdoar isso?

O que significa dizer: como posso abrir mão dessa dor?!

Quando falamos de culpa nossa, dizemos: meu erro foi grande e eu mereço essa culpa, mereço carregar essa dor, ou: não consigo me perdoar.

Quando falamos de culpa dos outros, dizemos: o que ele fez é imperdoável, então tenho que carregar esse ódio, essa mágoa. O que ele fez foi imperdoável e agora terei que carregar essa dor pelo resto da vida. ( por quanto tempo não anda por essa estrada?)

carregar a dor pelo resto da vida e da morte. Essa é a sina de quem não sabe perdoar, porque ninguém entra no Reino dos Ceus, se não aprendeu a perdoar. E o Reino dos Céus é um estado de consciência paradisíaca.

Voltemos ao perdão. Confundimos perdão com um ato de validar, ou no mínimo se omitir. diante de comportamentos desumanos. Para apaziguar tal inquietude, é válido a interpretação que se tira da bíblia a qual; "devemos condenar o comportamento pecaminoso, mas não o pecador".

Contudo, há um perdão mais profundo que envolve dois mandamentos de Cristo. O de "perdoar" com o de "não julgar"

Bem verdade que nenhum perdão desfaz um fato, um acontecimento, mas pode desfaz a opinião sobre o fato.

Sabemos que não é o fato que nos causa dor, mas a opinião que temos do fato.

O perdão verdadeiro é aquele que retira a "opinião do fato"(não julgar) e deposita amorosidade, confiança no comando de Deus(perdoar).

Com o tempos veras que no perdão verdadeiro(que não ve o erro)" não te é pedido que tu perdoes o imperdoável, nem deixe de ver um ataque real que pede punição. O "perdão que não vê o erro" não está em seres solicitado a dar respostas não-naturais, impróprias para o que é real. Ao contrário, ele apenas pede que respondas de maneira apropriada ao que não é real. E o erro no sonho não é Real. (baseado em UCEM)"

Nasceste em um sonho e ao adentrar neste sonho, pegaste emprestado este corpo.

De emprestimo tiveste filhos, família.

Se perde parte do corpo ou parte da familia, diga a si mesmo: foste restituído ao sonho. (devolveste ao sonho o que era do sonho).

A única realidade é o amor e tu podes trazer o amor para dentro do sonho. O amor é o real que não pode ser atingido. Tuas relações amorosas não morrem com a morte, pois residem na eternidade.

Se pegares um homem que viveu verdadeiramente em paz, sem culpa, remorso, mágoa, ódio, deves abrir ele ao meio para saber de quais convicções ele era preenchido. Certamente será um homem preenchido de confiança divina; sabedor de que aqui é um sonho; um homem recheado de amor, de perdão.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 23/08/2022
Reeditado em 23/08/2022
Código do texto: T7589063
Classificação de conteúdo: seguro