UCEM - Culpa

 

1)O QUE É A CULPA ? DIFERE DO ARREPENDIMENTO?

 

2)POR QUE A CULPA NÃO VALE A PENA?(NÃO É JUSTIFICÁVEL, NEM RECOMENDADA, SENDO SEU CULTIVO INSANO.)

 

3)POR QUE CULTIVAMOS E CULPAMOS OS OUTROS E A NÓS MESMOS?

 

4)COMO ESCAPAR DA CULPA E DESFAZE-LA.

 

 

1)O QUE É A CULPA E QUAL A SUA DIFERENÇA DO ARREPENDIMENTO.

 

Só há dois sentimentos raizes: Amor e medo.

A culpa é uma emoção que deriva do medo

O arrependimento é um entendimento, uma tomada de consciência que deriva do amor.

O sentimento de culpa é uma reação emocional frente a um julgamento de condenação.

Assim como a Raiva, o sentimento de Culpa vem, não dos fatos, mas dos teus julgamentos sobre os fatos.

 

Primeiro vem o fato, depois você julga e condena o fato, então vem o sentimento de culpa ou raiva(que é a tentativa de colocar a culpa em alguém).

 

Enquanto o ARREPENDIMENTO é um compromisso com a correção da direção pautada na tomada de consciência ,o sentimento de CULPA é mera afetação escura, uma identificação com uma ilusão que te poe em um buraco.

O ARREPENDIMENTO do Hebraico biblico "teshuva" é uma mudança de direção de quem conseguiu olhar mais do alto e reconhecer o equivoco. Por isso, o ARREPENDIMENTO é uma MONTANHA  SOLIDA e a CULPA  é um BURACO NEBULOSO.

 

2)POR QUE A CULPA NÃO É JUSTIFICÁVEL, NEM RECOMENDADA, SENDO SEU CULTIVO INSANO.

 

Assim como a RAIVA, a CULPA é uma energia escura não apropriado para consumo humano, podendo causar ou prorrogar doenças físicas e psiquicas, tais como cáncer e depressão.

Quando se está com RAIVA ou CULPA, é o EGO que está no comando e não queremos isso.

Queremos dar um passo para trás e deixar o Espirito Santo assumir o comando. Queremos pensar com Deus donde só advém alegria.

Um erro pede tomada de consciencia e correção, atitudes próprias daquele que vê e se arrepende com Deus.

A CULPA  que o ego engendra multiplica ilusóes e nada corrige.

 

A culpa te cega, produz ruptura e te fragmenta te aprisionando no passado. Assim, ela te impede de estar inteiro, no presente, onde reside o eterno, onde reside quem Tu és: inocente, puro, luz.

A culpa distorce, obscure e atrasa o teu despertar. 

 

3)POR QUE CULPAMOS OS OUTROS E A NÓS MESMOS.

 

Culpamos porque consideramos a condenação algo conveniente, justificável e até atrativo.

Parte de nós jusitifica que só os psicopatas não se sentem culpados e que não queremos ser confundido com eles. Mal sabemos que além dos psicopatas também os sabios não se culpam, não porque não erram, mas porque sabem da insanidade da culpa.

 

Achar um culpado é algo atrativo, porque a existência de um culpado justifica nossa raiva, nossa mágoa, nosso ataque, nosso impulso de criticar, de corrigir.

A existência de um culpado testemunha a favor da guerra, do contra ataque, da aspereza para se proteger.

A culpa é atrativa porque ela justifica a liberação dos instintos para se proteger deste mundo "selvagem".

Enquanto tivermos alguém para condenar, somos livres para agir como quisermos para nos proteger.

 

Se vissemos o "pecado" com imparcialidade, ou seja, como um simples equivoco sem efetuarmos juizo de de condenação, haveria um esquecimento e afastamento natural desse caminho.

No entanto, o sentimento de culpa o qual nos permitimos sentir em relação ao "pecado" faz a mente ficar rememorando o "ato" muitas vezes, criando uma relação intima com o suposto "pecado".

Assim, a culpa reforça a reincindencia no erro, ao invez de afastá-lo. 

 

4)COMO ESCAPAR DA CULPA E  DESFAZE-LA.

 

Primeiro você não deve negar que está sentindo culpa. Você deve olhar para ela, reconhecendo que vocé está sentindo culpa. Sentir culpa é parte da experiência humana e também superá-la.

 

Uma vez identificado a culpa, ajuda você ter compreensão sobre o que é a culpa, sobre o que é arrependimento, sobre o porquê ela não é recomendável, sobre o porquê nos atraímos pela culpa.

 

Assim, percebemos que demos causa ao sentimento de culpa, quando colocamos o ego no comando e decidimos ignorar dois ensinamentos de Cristo: Não julgar e Perdoar.

 

Assim, se estamos experienciando culpa é porque tomamos da mão de Deus a responsabilidade de julgar e colocamos essa responsabilidade no ego que se identificou com essa ilusão fazendo julgamento e condenação. 

 

Outro entendimento que nos ajuda a desfazer o sentimento de culpa é conhecer melhor nossa natureza.

Nesse sentido, vamos usar a técnica de DIVIDIR para CONQUISTAR.

 

Podemos nos dividir assim.

A parte mais luminosa de nós é o Espirito Santo em nós, nossa mente mais correta pautada na abundáncia, no amor, na união. Ela nunca erra, pois é santa e habita o colo de Deus.

Do outro lado está o ego, nossa mente inferior, pautado na escassez, no medo, na separação, na culpa e condenação. O erro, que são os atos afastados do amor, são um comportamento cotidiano do ego.

No meio, entre o Espírito Santo e o Ego está a nossa consciencia humana que ora se identifica com o ego, ora se identifica com o Espirito Santo.

 

É certo que se olharmos para nossa história, veremos que muitas vezes erramos e violamos as Leis de Deus, pois nos identificamos com o ego.

É o ego erra no tempo, no passado. Não somos sem culpa no tempo, mas na eternidade.

Temos que entregar o ego, o passado com seus erros para Deus e ficar no presente com Deus.

Saiba que foi o ego que violou as Leis de Deus, mas não Tu, nem teu irmão..Tens pecado no passado, mas não há nenhum passado.

Pedoar é uma lembrança seletiva de guardar só as lembranças amorosas do passado, quando andavamos com Deus.

Temos que perdoar o Filho de Deus pelo aquilo que ele não fez, pois ele é puro.

Os erros do ego não se confundem com quem voce é no presente, no eterno.

Você não é o que fizeste de ti, mas como Deus Lhe criou.

 

Nossa responsábilidade não é o passado, mas estarmos no presente, unico lugar que é possível aceitar quem nós somos, anjos esquecidos.

Também, da mesma forma, nossa responsabilidade e ver o Cristo em todos nossos irmãos e não aprisionar ninguém na culpa.

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

 

 

Quando te sentes culpado, lembra-te que, de fato, o ego violou as leis de Deus, mas tu não. Deixa os “pecados” do ego para mim. É para isso que serve a Expiação. Enquanto te sentes culpado o teu ego está no comando, porque só o ego pode experimentar a culpa. Isso não precisa ser assim.

 

 

Deixa os “pecados” do ego para mim. É para isso que serve a Expiação.

 

Se te permites sentir culpa, vais reforçar o erro ao invés de permitires que seja desfeito para ti.

 

 

'Isso os faz sentir responsáveis pelos seus erros sem reconhecer que, ao aceitar essa responsabilidade, estão reagindo irresponsavelmente. Se a única responsabilidade do trabalhador de milagres é aceitar a Expiação para si mesmo e eu te asseguro que é, então, a responsabilidade por o que é expiado não pode ser tua.

 

Perdoar é meramente lembrar apenas os pensamentos amorosos que deste no passado e aqueles que te foram dados. Todo o resto tem que ser esquecido. O perdão é uma lembrança seletiva, que não se baseia na tua própria seleção. Que estejas disposto a perdoar o Filho de Deus por aquilo que ele não fez.

O propósito da Expiação é salvar o passado apenas em forma purificada.

Não uses nenhum relacionamento para prender-te ao passado, mas com cada um deles nasce de novo a cada dia.

 

Na medida em que olhas para ti mesmo e julgas o que fizeste com honestidade, podes ser tentado a imaginar como é possível que sejas sem culpa. No entanto, considera isso: não és sem culpa no tempo, mas na eternidade. Tens "pecado" no passado, mas não há nenhum passado. O
sempre não tem direção. O tempo parece se mover em uma direção, mas quando atinges o seu fim, ele se enrolará como um longo tapete estendido sobre o passado atrás de ti e desaparecerá.
Enquanto acreditares que o Filho de Deus é culpado, caminharás sobre esse tapete acreditando que ele conduz à morte. E a jornada parecerá longa, cruel e sem sentido, pois assim ela é.

 

Quando afirmas que és culpado, mas que a fonte da tua culpa está no passado, não estás olhando para dentro. O passado não está em ti. As tuas estranhas associações com ele não têm significado no presente. 

 

A tua culpa não tem razão porque ela não está na Mente de Deus, onde tu estás. E isso é razão, que o Espírito Santo quer restaurar em ti.

Se o que ofereces é o perdão completo, tens que ter abandonado a culpa, aceitando a Expiação para ti mesmo e aprendendo que és sem culpa.

 

 

 

ego é a escolha a favor da culpa, o Espírito Santo, a escolha pela inculpabilidade. Tudo o que é teu é o poder de decisão. Tu és culpado ou sem culpa, preso ou livre, feliz ou infeliz.

 

Enquanto acreditas que a culpa é justificada de alguma forma, em qualquer um, não importa o que ele faça, não olharás para dentro onde sempre irias achar a Expiação. O fim da culpa nunca virá enquanto acreditares que há uma razão para ela. Pois tens que aprender que a
culpa sempre é totalmente insana e não tem razão. O Espírito Santo não busca dissipar a realidade. Se a culpa fosse real, a Expiação não seria. O propósito da Expiação é o de dissipar ilusões, não o de estabelecê-las como reais e então perdoá-las.

 

O Espírito Santo sabe que toda salvação é escapar da culpa. Tu não tens nenhum outro "inimigo" e contra essa estranha distorção da pureza do Filho de Deus, o Espírito Santo é o teu único Amigo.

Ele é o forte protetor da inocência que te liberta. E é Sua decisão desfazer todas as coisas que iriam obscurecer a tua inocência na tua mente desanuviada.

 

Pois enquanto te sentires culpado estás ouvindo a voz do ego, que te diz que tens sido traiçoeiro para com Deus e mereces, portanto, a morte. Tu pensarás que a morte vem de Deus e não do ego, porque ao confundir-te com o ego, acreditas que queres a morte. E daquilo que queres, Deus não te salva.

 

 

 

Não aprisionando ninguém a culpa, nós nos libertamos. Tomando conhecimento de Cristo em todos os nossos irmãos, reconhecemos a Sua Presença em nós mesmos.

A culpa continua sendo a única coisa que oculta o Pai, pois a culpa é o ataque ao Seu Filho.

 

 

 

A culpa sempre produz uma ruptura. Qualquer coisa que engendre medo divide, porque obedece à lei da divisão. Se o ego é o símbolo da separação é também o símbolo da culpa. A culpa é mais do que apenas algo que não é de Deus. É o símbolo do ataque a Deus. Esse conceito é totalmente sem significado, exceto para o ego, mas não subestimes o poder da crença do ego. É dessa crença que realmente brota toda a culpa.

 

Eu disse anteriormente que tu precisas aprender a pensar com Deus. Pensar com Ele é pensar como Ele. Isso engendra alegria, não culpa

 

A culpa te cega, pois enquanto vires uma única mancha de culpa dentro de ti, não verás a luz.

 

 

 

Não faças ninguém ficar com medo, pois a culpa do outro é a tua e obedecendo às ordens duras do ego trazes para ti mesmo a sua condenação.

Quando condenas um irmão, estás dizendo: "Eu, que era culpado, escolho continuar sendo.

Não vejas, portanto, ninguém como culpado e assim afirmarás a verdade da inculpabilidade para ti mesmo. Em toda condenação que ofereces ao Filho de Deus está a convicção da tua própria culpa. Se queres que o Espírito Santo te liberte da culpa, aceita a Sua oferta da Expiação
para todos os teus irmãos. Pois assim aprendes que ela é verdadeira para ti. Lembra-te sempre que é impossível condenar o Filho de Deus parcialmente. Aqueles que vês como culpados vêm a ser as testemunhas da culpa em ti e lá a verás, pois ela está lá enquanto não for desfeita. A culpa
sempre está na tua mente, que condenou a si mesma. Não a projetes, pois quando o fazes, ela não pode ser desfeita. Por cada um que liberas da culpa, grande é a alegria no Céu, onde as testemunhas da tua paternidade se regozijam.


A mente sem culpa não pode sofrer. Sendo sã, a mente cura o corpo porque ela foi curada.

 

Pois pecado e condenação são a mesma coisa e a crença em um deles é fé no outro invocando a punição em vez do amor.

Sempre que a dor da culpa parecer atrair-te, lembra-te que se cederes a ela, estás te decidindo contra a tua felicidade e não aprenderás como ser feliz. Dize, portanto, a ti mesmo, gentilmente, mas com a convicção que nasce do Amor de Deus e de Seu Filho: Se não tenho culpa, nada tenho a temer.
Escolho testemunhar minha aceitação da Expiação, não sua rejeição.

 

Ensina ao outro que não importa o que ele tente te fazer, o fato de estares perfeitamente livre da crença na qual é possível seres prejudicado, mostra-lhe que ele é sem culpa. Ele nada pode fazer que possa ferir-te, e por recusar-te a permitir que ele pense que pode, tu lhe ensinas que a Expia-
ção que aceitaste para ti mesmo também é sua. Nada há a perdoar. Ninguém pode ferir o Filho
de Deus. A sua culpa é totalmente sem causa e, não tendo causa, não pode existir.

 

Não peças para ser perdoado, pois isso já foi realizado. Pede, ao contrário, para aprenderes como perdoar e a restaurar o que sempre existiu
em tua mente sem perdão.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/08/2022
Reeditado em 29/08/2022
Código do texto: T7590458
Classificação de conteúdo: seguro