UCEM - Propósito e função

No plano do TER e do FAZER, podemos escolher nossos projetos, nossos objetivos externos com base em nossas preferências.

Nossos projetos podem ser: fazer uma faculdade, passar em um concurso, abrir um negócio, aprender uma lingua, constituir família, realizar uma viagem, outros. Desses projetos, podemos obter satisfação psíquica como o sentido de segurança, conforto, estabilidade, reconhecimento, prazer. Nesse plano do Ter e Fazer, podemos obter satisfação, mas nunca realização.

Isto porque, a Realização está no plano do que é Real, e o Real está no plano do Ser.

No plano do SER, o ser humano carrega em si um único propósito interno que é inerente, que não pode ser escolhido, mas apenas lembrado.

Trata-se do propósito de retornar a unidade, a paz de Deus, a Voz de Deus, entrar em comunhão com Deus.

Como esse é o plano do Real, do eterno, do presente, o ser humano que se alinha ao seu propósito, encontra a Realização e naturalmente alinha seus projetos ao seu único propósito que é Deus.

Aquele que não lembra de seu propósito, cai em confusão, profunda angústia e depressão.

Sendo meu único propósito, Deus, o caminho para chegar a ele, é de fato minha única função aqui.

Minha única função é cumprir a vontade de Deus, aceitar o plano de Deus para mim.

Minha única função é perdoar, não julgar, é ver o cristo no meu irmão.

Aquele que perdoa é aquele que aceitou a expiação para si, que desistiu de atacar e por isso não precisa mais se defender.

E por perdoar a tudo, passa a ser a luz do mundo, passa a ser a salvação, passa a ser a própria felicidade.

Aquele que aprendeu a perdoar, a não julgar e a ver só o cristo em tudo, cumpriu a função de desfazer o questionável em si. Agora, sem necessidade de levantar questões, caminha com a certeza do cristo, sem dúvidas, pois só os sem dúvida são calmos.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 16/09/2022
Reeditado em 03/01/2023
Código do texto: T7607162
Classificação de conteúdo: seguro