Comemorar VALORES sempre foi mais importante que comemorar MUDANÇAS."

                          *****

Um dia desses ouvi a seguinte frase: "Precisamos rever a meta do final do ano, corre o risco da nossa equipe não comer o BOLO da BONIFICAÇÃO."

 

Hoje aqui pela rede li a seguinte frase:

 "Você escolhe: ou baixa a meta, ou aumenta a dedicação"

 

Minha reflexão baseada em seres humanos que estão na curva de fazer de qualquer jeito para ser bonificado e daqueles que se empenham em praticar o que se sabe com o poder de criticar como se faz para se chegar na meta com excelência.

 

Essa excelência, deverá conter:

🍀EXPERIÊNCIA do que se faz; 

🍀CONHECIMENTO do processo descrito nas regras ou normas de como fazer;

🍀Praticar a ÉTICA descrita nos valores da organização.

🍀HUMILDADE de conversar com os

superiores que a meta pode melhorar por identificar um ponto fora da curva e que ao ajustar, a rotina pode ser melhorada e a meta para próximo ano ser mais arrojada.

 

Mas a realidade de anos e anos ainda é: 

" Vamos fazer como dá, na possibilidade que se tem, para atingir de um jeito que possa contar com o valor da bonificação na conta, afinal, todos estão contando com esse valor extra!"

 

Como gestora de meus processos e como ser humana que busca evolução e melhoria sempre... Minha visão talvez, seja vista como agressiva. Mas é tão somente minha essa opinião. Aprendi a atuar em resultados que me exija conhecer de pessoas, conhecer de processos, conhecer minha capacidade, conhecer e me orgulhar do meu passado e me perceber no futuro. 

 

Logo, Meta deve ser um mecanismo de conhecimento, crescimento e melhoria em transformar um Profissional bom em ótimo. Meta como mecanismo de pagamento por fazer de qualquer jeito ou com jeitinho, consolidará o Profissional medíocre nível I para Profissional Medíocre nível II ou III, ou IV e assim por diante... Ah! e a mudança, ela acontece? sim acontece, porém, com maior gasto de energia para pagar pequenos incêndios.

 

Sempre reflito e imagino...

 

Como é comemorado os atingimentos das metas nas empresas e se todos sem exceção se perguntam para si mesmo na frente do espelho se és bom no que faz por fazer sempre da mesma forma ou se es excelente por valorizar muito mais seu profissionalismo e carreira do que uma bonificação a mais na conta!