Discussões fúteis

Muitas pessoas gastam o seu tempo e as suas energias em discussões ocas, vazias ou improdutivas, ao invés de promover harmonia… felicidade de achar a verdade, construir conhecimento em conjunto, de forma colaborativa.

Não promovas discussões fúteis.

Antes de iniciar uma discussão, procura perceber que importância isso tem ou que valor isso agrega em ti.

Mesmo nos casos em que pensas que alguém está errado ou não está a falar a verdade, antes de expor a pessoa, corrigir, desmentir ou apresentar uma opinião contrária, procura ver o que isso muda, se não muda nada, por que gastar as tuas energias? Se muda alguma coisa, é importante ver se essa mudança é positiva.

Não sejas inconveniente. Procura ser útil nas tuas intervenções.

Sê sincero, diz sempre a verdade e minimiza os teus erros… mas não fiques policiando desnecessariamente as mentiras e/ou os erros dos outros. Às vezes, pouco importa se alguém comete alguns erros, fala com omissões ou diz pequenas inverdades (algo que tu não farias, pelo menos conscientemente, é claro).

Todavia, isso não significa que tenhas de aceitar tudo o que ouves sem questionar, muito pelo contrário, é preciso questionar tudo e todos (até os teus próprios princípios, valores, crenças, sentimentos e atitudes). Apesar de que nem sempre precisarás dizer se alguém errou ou mentiu, é bom que sempre procures entender a lógica do que te dizem, refletir criticamente e testar tudo que te for possível testar.

Sempre que te parecer pertinente corrigir alguém, opinar ou opor-te ao que alguém diz, fá-lo com cortesia, mostra respeito aos teus interlocutores. Não sejas rude, não fales com agressividade verbal, não ofendas os teus interlocutores, só porque tem opiniões, crenças ou princípios diferentes dos teus. Não sejas tolo, não faças confusão. Alias, ninguém é obrigado a pensar como tu ou seguir os teus princípios.

Não procures ter razão só pelo prazer de ter razão, não busques a razão só para inflar o teu ego. Sempre que te envolveres em uma discussão, busca apenas a verdade, e lembra-te de que nem sempre a verdade estará contigo. Admite a possibilidade de a verdade estar com o outro. E se descobrir que a verdade está com o outro, sê humilde e aceita isso… aceita e assume, diz ao teu adversário que ele está certo.

Encara os debates ou discussões como processos de busca coletiva e cooperativa da verdade. Escuta bem o que os outros falam independentemente da relação existente entre vocês: não importa se ele é teu aluno, teu empregado ou subordinado. Escuta, avalia, testa, compreende, corrige se for pertinente e avança… participa e permite que os outros te ajudem a buscar a verdade.