O hábito de cortar os outros quando falam: A ética conversacional

Muitas pessoas têm o mau hábito de cortar os outros antes de concluir os seus discursos.

Se tu tens esse hábito, está mais do que na hora de abandoná-lo.

Saiba que todas as sensações que experiencias quando os outros falam, os outros também experienciam quando tu falas.

Quantas vezes falaste alongando o discurso, com redundâncias, obviedades e previsibilidades?

Quantas vezes disseste o que as pessoas já sabiam de antemão, repetiste o que já tinhas dito antes ou mesmo disseste o que as pessoas sabem que ias dizer?

Quantas vezes falaste inutilidades, e, mesmo assim, pacientemente, as pessoas te deixam concluíres o teu discurso?

Inúmeras vezes…certamente…inúmeras vezes…isso aconteceu!

Não foi por te acharem especial que suportaram o teu discurso, por mais cansativo que fosse. Foi por considerarem que é teu direito falar, com todas as virtudes e defeitos que tens…teu direito sim, porque era a tua vez.

Por isso, não interrompas conscientemente o outro quando fala, ouça o que ele tem a dizer..ouça…por mais penoso que isso seja. Procure sempre perceber tudo que o outro diz antes de falares. Porque, aliás, sempre podes aprender alguma coisa. É impossível que tudo que ele fala seja inútil, sem sentido ou delirante.

Ainda que não seja para aprender…se for for para rebater a ideia do outro, como poderás fazê-lo sem ter compreendido claramente o que ele defende?

Saber ouvir, procurar compreender plenamente o que o outro diz, por mais controverso que sejam tais pronunciamento é uma grande virtude.