Democracia & Educação

Democracia é você poder votar em quem quiser, em quem você achar que fará o melhor. Tirar essa sua esperança, não cabe a mim e nem a ninguém. Mas é também estudar à fundo o que está acontecendo por trás da “cortina de fumaça”, é ousar ir à fundo, mesmo que no fundo haja algo contrário ao que defendemos. Poder escolher os governantes é um privilégio que muitos gostariam de ter. É não se submeter à qualquer tipo de imposição, é poder exercer o direito à nós concedido, é conquista. Quanto a Educação…é aceitar e respeitar as opiniões divergentes às suas, sem querer levar para o lado pessoal, ao ponto de romper amizades, ultrapassar os limites, de esquecer que o amor é o sustentáculo dessa vida, e que sem ele, tudo desmorona. O momento pede calma! Pede paz! Pede respeito! Não pede ofensas, acusações, ou juízos de valores.

Nesse momento, vejo o que preciso e o que não preciso.

Preciso de gente que respeita, ao meu lado, mesmo que estejamos em lados políticos opostos, e não preciso de “pseudos-donos da verdade” dos “hipócritas de plantão”, desses, quero distância, mas não desejo o mal, só que sigam seus caminhos, quem sabe lá na frente caiam em si.

Hoje quero paz! E de paz eu me visto para continuar a crer que vale à pena poder escolher por mim mesma, sem ser meramente uma repetidora de opinões , “pensar é transgredir”, já dizia Lya Luft, por isso nunca aceitei a caixinha imposta por pessoas falhas, assim como eu.

E nesse período que muitos citaram a Bíblia, viraram os “profetas do caos, visionários e até mensageiros do além”, deixo uma mensagem linda encontrada no capítulo que fala sobre o jovem rico. (Mc. 10-21, parte a […] “Jesus fixou nele o olhar, amou-o” .

E aquele jovem virou as costas e foi embora, e mesmo assim foi amado por Jesus.

Sem proselitismos, o amor é isso, é respeitar as escolhas, é deixar o outro seguir, mesmo querendo que fique. Aprendo isso na escola de Jesus todos os dias.

E aos meus irmãos não cristãos, ateus, agnósticos ou que tenham outros entendimentos, respeito e amo sem acepção, não julgo, porque não sou juíza, não acuso, porque não sou eu o acusador, e proponho que o amor ao outro, seja ele quem for, seja o “árbitro dos nossos corações”.

Que possamos agradecer pela democracia e aplicar a educação em nossas vidas!

E que Deus esteja com o mundo!

Ah, e no momento, escolhi votar no 13. E isso não me fez menor ou maior que ninguém, só me permitiu escolher!

Paz!!!!

(Adi)