As Vidas Secas dos Sertões

Um dia Eu li: "Antes de tudo, o Nordestino é um forte".

Rodando pelos bancos de praças, aeroportos e rodoviárias com malas, vestes amarrotadas, cigarro de palha atrás da orelha e meus sapatos 44, outro dia Eu escrevi: "O Brasil precisa, urgentemente, se conhecer; pois, o país aparenta ao mundo como unificado, soberano, fraterno, quando em verdade, é B para um lado, R para o outro.

O A se esconde, o S alerta que somos e seremos, se somarmos. O I não se impõe;

e o L, se isola. Assim como Lula, do lado de lá, no Egito está.

Ratifico: o Brasil precisa, urgentemente, se conhecer em só palavra.

Ontem Eu vi: 50 min de vídeo é tempo demais para escancarar uma história de mais de 500 anos. Quem sabe soletrar as 5 letras, juntando-as em uma só palavra: BRASIL."

E quando isso acontecer, Euclides da Cunha, entusiaticamente, dirá: "agora pertencemos à Nação Brasileira. Salve-a!

P.S.: tem alguns vídeos no YouTube sobre mais esse esquecido capítulo na história do País.

Calmaria:

O dia está raiando e os súditos estão a postos. O Rei continuará dormindo e muito provavelmente, os trilhos das cortinas de seu quarto façam barulho depois das 10:45, horário previsto do desjejum.

Fora dos portões do castelo, a Covid migrou para Ômicron, mas uma vez que a massa está vacinada e o número de mortes/dia é baixo, por volta de 400 óbitos, todo Principado está garantindo por alguns meses de calmaria.

Levantar cedo para estudar as estratégias de guerra em defesa do rebanho? Só por motivos maiores.

Oto Rino - discurso

Tenho que ir ao Dr. Oto, urgente; o motivo é que ao usar máscara na boca, minha audição cai consideravelmente, e não diferencio os gorjeados dos pássaros, latidos dos cães e miados dos gatos.

Cobrança de dívida, então, não passa de zumbido sem significado! O lado legal é que Otorrino, zombando da estupidez do povo, usando máscara na boca, ninguém percebe.

Nem pense nada concreto sobre mim, faço uso das figuras de estilo e da subjetividade, para mexer a argamassa das letras nas palavras; e de palavras em palavras, junta-las nas frases e de frases em frases, nos capítulos.

À isso chamo de engenharia literária, sacou?! Se não, leia novamente, se não leia...; e vai lendo e relendo. Na biologia há um processo de saturação chamado osmose.

O melhor momento para pensar uma frase, é sentado no trono, limpando a mente para novas edições e descobertas. Mas ao escrever, bom humor é fundamental, por isto, Oto Rino de tudo e de todos.

Liberte as verdades não Vistas - utilidade pública

Acima do vaso sanitário, o alerta: "Não chore, não lamente, desprenda-se dos bens materiais que deixas para trás; e por favor, seja altruísta e civilizado cidadão exemplar, dando descarga. Pois caso não dê fim à sua sujeira, servirá de justificativa para atos semelhantes".

Tentam de todas maneiras, molha-las, mas as Vidas continuam secas nos sertões e confins de Brasil.

Alforriado - Conto

Havia um montinho em frente à loja de carros. O caminhão de lixo passou e sabe-se lá o motivo, os atletas da civilidade urbana não recolheram o saco preto.

Rotineiramente, a loja era aberta 8h. Naquela manhã não foi diferente. Estranhando o "presente", o dono da loja abriu o saco de 100l.

Boquiaberto, viu sair de dentro um cão sarnento e uma criança descamisada com duas rodas e um volante de carrinho de plástico nas mãos, os quais entregou-os ao homem. O saco murchou, ficando enrugado. Agora via-se uma camisa vermelha, com a inscrição: "uma estrela vai brilhar no seu caminho. MCSP: Movimento das Crianças sem Pets".

Homem e criança nem bem olharam-se e o infante voltou para dentro de sua moradia móvel. Ela sempre balbuciava para os vizinhos, que sua residência de uma porta só, era maravilhosa. Moradia, esplendorosamente, acolhedora.

O cão uivou em protesto e sem perder tempo, dividiu sua ira com o calcanhar do dono da loja; que mostrando destreza, deu um salto no ar.

Furioso, o cão não seguiu o seu pequeno dono e quatro pernas, para quê as quero; sumindo na esquina mais próxima. Certamente, retomaria à velha vida de maltrapilho sem lar.

Não era a primeira vez que o descuido dava-lhe a condição de vagar sem rumo pela Avenida Alforria. Todavia, é sempre pego e encoleirado por algum participante de movimentos em defesa dos animais.

Afinal, quem criou essa e as demais espécies animais, jamais disse para elas que de senhores bonzinhos e faceiros, os Sertões e paraísos do inferno, estão abarrotados.

Rugas e cabelos brancos - pensamento

Tolos ultrapassados, é o que os jovens acham dos velhos; enquanto os idosos têm certeza que os jovens são; pois o conhecimento, a experiência e a sabedoria vem com décadas de vida.

Sepultaram o rio...

Tafuiaram as águas do rio nos canos,

Os canos enterraram; e até o presente momento,

Ninguém sabe o paradeiro do rio,

que um dia era de águas correntes;

Que passavam por aqui,

Borbulhavam acolá,

Rodeavam pedras,

Mudavam a paisagem,

Límpidas,

Livres,

Criavam mosaicos,

Sem correntes.

E nem escreveram um epitáfio em seu caixão de concreto que corta algumas cidade do Nordeste.

Alteram o cheiro e o ruído, mas o ato incivilizado de peidar, desrespeitando as narinas e os tímpanos alheios, permanece o mesmo.

Coitado!

É unanimidade entre os 8 bilhões de pessoas que povoam o Planeta, que o brasileiro é pobre faminto. Ôô povo coitado!!

Mas a partir de janeiro de 2023 o milagre da multiplicação dos pães, do fumo, da manguaça, da picanha, será feito. Ôô glória!!

Ufa, até que enfim, conseguiu terminar a leitura?! Bem, suporte um pouco mais o estupro linguístico / literário; pois uma vez que iniciei escrevendo sobre o Nordestino, de janeiro de 2023 em diante, o mesmo Nordestino que um dia foi forte, dirá que tudo pode, no Nordestino que o fadiga.

Afinal, o Nordestino quando era forte, não era produzido com liga de aço inoxidável. E mesmo se fosse, a ferrugem do tempo oxida, esfacela, tomba toda e qualquer fortaleza.

Nota do autor: se o leitor é mais um, das centenas de milhares de pessoas no Planeta que não têm o que fazer, amanhã inicia a Copa de futebol do Qatar; esporte que já foi considerado ópio do povo.

O custo para assistir os jogos? Se não for 100% por conta do governo Federal, apenas o desgaste do sofá, somado ao de energia elétrica. Portanto, o custo é quase Zero.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 20/11/2022
Reeditado em 25/11/2022
Código do texto: T7653932
Classificação de conteúdo: seguro