Comer e alimentar-se.

Comer é um ato ou mesmo comportamento cultural que tem como objetivo satisfazer desejos da vontade de comer, da fome. O comportamento de comer não está preocupado com o que está ingerindo. Nem se isso lhe faz mal ou faz bem. Essa análise não passa pelo ato de comer. A intenção é a satisfação de desejos. Comer é um ato do senso comum. Do ponto de vista analítico e cognitivo, comer é um ato ‘burro’.

Alimentar-se é diferente do ato de comer. Significa ingerir o que o corpo necessita. Além disso, um comportamento que visa um corpo sadio evita qualquer elemento ou substância que sabidamente fará mal ao corpo depois de ingerido. Atualmente a ciência da alimentação (Nutrição) tem conhecimento suficiente e adequado para indicar o que faz bem e o que faz mal para qualquer indivíduo de qualquer idade e situação. Alimentar-se é um ato inteligente.

No primeiro caso, come-se todas as besteiras possíveis para maltratar o corpo. Além dos hábitos de fumar, beber, drogas, produtos, comportamentos e substâncias contra a saúde. De forma legal, ilegal, consciente ou inconsciente, somos perfeitos idiotas na hora de comer.

No segundo caso, alimentar-se exige disciplina, conhecimento, rigor e abrir mão da satisfação das vontades dos instintos dos desejos. Nem tudo que é gostoso e dá prazer é bom para a saúde. De forma geral, sem equilíbrio, sempre fará mal. Aliás, qualquer tipo de elemento, que não é necessário ao corpo, sempre fará algum tipo de mal, mesmo pequeno. O corpo tem necessidades equilibradas e adequadas para regular e manter o organismo estável. Fora disso, tudo é veneno.

No ato de comer as consequências tendem aparecer depois dos 50, 60 anos, com doenças de todos os tipos.

No ato de alimentar-se, as consequências são permanentes e depois dos 50, 60 anos traduzem-se em longevidade e distância de farmácias.

Comer é um ato idiota. Gostoso. Quanto mais se come, mais a farmacêutica cresce; mais se morre.

Alimentar-se é um ato inteligente. Sem gosto. Entretanto, o próprio alimento torna-se remédio para quase tudo. Vive-se mais e melhor.