Desloucamentos - uma leitura solitária

A poesia moderna retirou quase toda paixão da poesia, presente nos jogos rímicos e rítmicos, sentimentais, na busca pelo encaixe descabido. Perdemos vários de seus efeitos pelas pesquisas metapoéticas, sociológicas, e até étnicas, pelos jogos com os signos, jogos neurais, muito mais visuais, por isso é possível lê-la hoje em silêncio (em particular), em voz baixa (em particular) e ainda em voz alta.

No entanto, essa última já não faz muito sentido, porque perdeu seu caráter público, conjugador, coadunador, artificializado apenas em pequenos encontros, saraus e modestos congressos.

Mas ainda podemos apelar ao rap, ao hip hop, às raspas, rapá;; que costumam ser muito mais gostosas que o bolo. Afinal, a evolução temática pela perda da auréola do poeta foi o que realmente valeu a pena..., e, se bem me lembro, tudo vale a pena..., com a pena da galhofa e a tinta da melancolia..., se não coloquei nada "entre aspas", faça o favor de puxar pela Memória, sempre solidária, mesmo que diáfana .

Vai um engajamento aí, Eco? Volta e meia vem uns lapsos e voltamos a nos acertar com a Pena e a Poesia

Nyears
Enviado por Nyears em 10/06/2023
Reeditado em 11/06/2023
Código do texto: T7810012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.