Orkut Doente

Orkut Doente

O Orkut (ou Orkut) é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

Nota sobre o nome: apesar de Orkut ser um nome próprio como outro qualquer, na programação visual do sítio/site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (Orkut).

Nesta edição queremos chamar a atenção dos leitores para questões relacionadas ao Orkut, talvez você não tenha a mesma visão sobre o assunto, direito seu, afinal ter idéias próprias e o maior beneficio de Deus para a sua criação, quero despertar a alto critica dos leitores com este tema que é sem duvidas polemico, ousado, e muito atual.

A muito tempo os usuários da Net tem sido vitimas de uma verdadeira praga de vírus distribuídos pelo Orkut, pelo simples fato, se você não tem Orkut seu filho tem, sua filha, ou qualquer membro da família, independente de você ser usuário ou não, você será inevitavelmente afetado por este mal, temos que admitir que o Orkut a cada dia torna-se uma verdadeira febre em meio a uma sociedade que não dorme sem que jogue o jornal no lixo, e corra ao computador para ver seus recados.

Adolescentes jovens e adultos e o mais grave, crianças que omitem a verdadeira idade para estar conectado a este mundo de vírus e mensagens de dupla intenção, muitas das tais com forte teor de erotismo e violência como foram os casos mais comum noticiado por toda imprensa, onde quadrilhas marcas verdadeiras guerras urbanas pelo site, sexo, banalizado para todos, inclusive crianças presa fácil por não ter idéia real das armadilhas deste mundo virtual.

Percebemos com isso a falta de supervisionamento do site de dois dos mais importantes personagens deste historia, 01° O administrador do próprio site que não policia o conteúdo que nele é publicado, proporcionando uma melhor qualidade do seu produto, desenvolvendo mecanismos que bloqueia a proliferação de alguns vírus, pois é quase impossível bloquear a todos.

02° Desenvolvendo uma forma de cadastro onde para que qualquer que tivesse a intenção de ter uma conta no Orkut, deveria ter um telefone para contato com algum adulto que após o cadastro tornando-se totalmente responsável pela pessoa representada como também o conteúdo por ele(a) publicado na rede, não seria tão difícil de se fazer esta supervisão por causa das fotos que lá são exibidas, temos vários casos onde pela idade cadastradas é 10 ou ate 20 anos, porem as fotos são de crianças de 12, 13 ou ate menos.

O segundo maior responsável; infelizmente são pais, sempre muito ocupados deixam seus filhos a vontade na NET, em muitos casos a criança passado informações pessoas sobre a família, como endereço, dados bancários, numero de documentos, entre outros em muitos casos colaborando inconscientemente com bandidos, onde várias situações acabaram em seqüestro relâmpago, ou em situações mais grave a exemplo da própria pedofilia.

Infelizmente o Orkut também tem sido um dos maiores responsáveis pelo aliciamento de menores tratando do álcool e fumo é ate outras drogas mais serias, isso graças a suas mensagens subliminares que lá estão exibidas, vários adolescentes exibem imagens fumando, ou com alguma latinha na mão criando uma imagem de superioridade e desafio algo que inevitavelmente atrai especialmente nossos adolescentes, mais uma vez chamamos a atenção dos pais para que se faça presente na vida de seus filhos, policiando seu comportamento diante do computador, entrem no Orkut dos seus filhos, vejam os amigos, as imagens que são exibidas, pós elas por si só falam qual o nível de relacionamento ele esta envolvido, converse muito, mostre que seu objetivo não invadir privacidade, mais protegê-los na verdade é sua obrigação como pai e mãe.

Para reforçar essa matéria vejam estes casos reais que iremos abordar;

Bandidos usam dados do Orkut para planejar falsos seqüestros Detentos de penitenciárias do Rio de Janeiro, apontados pela Polícia como os responsáveis pela onda de falsos seqüestros em Mato Grosso do Sul, estão utilizando-se dos dados disponibilizados no Orkut pelas eventuais vítimas para espionar e planejar os crimes. Criado em 22 de janeiro de 2004, a comunidade mundial de relacionamentos deixou de ser uma nova maneira de fazer amizades por crianças, adolescentes e adultos para ser usada como ferramenta pelos marginais.

Fonte: http://www.tribunapopularnews.com.br/news.php?newsid=3290...Tribuna

Edição N.º1390.

Bando usa Orkut para roubar casa em São Paulo

Uma quadrilha de assaltantes utilizou o site de relacionamento Orkut para planejar o roubo de uma casa no Alto da Mooca, na zona leste da de São Paulo. Envolvido com o bando, um estudante de 17 anos sugeriu aos bandidos que roubassem a residência de um ex-colega de escola, Ramon Augusto Merighi Sobrinho, de 18 anos, ao saber, por meio do site, que o pai da vítima estaria viajando.

Fonte: http://www.denunciar.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/Noticia20060905154946

Quadrilha usa Orkut para seqüestrar empresário

Fábio Gallacci

O empresário campineiro A., de 34 anos, acreditava ter encontrado a sua alma gêmea pela tela do computador, no maior site de relacionamentos do mundo, o Orkut, uma febre que atrai milhares de brasileiros.

Há alguns dias, seu sonho acabou ao acordar amarrado em uma árvore em um terreno próximo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), depois de ser agredido pelas costas e ter o carro, dinheiro e cartões de crédito roubados. Ele foi vítima de um seqüestro-relâmpago ao aceitar um encontro com uma mulher que havia conhecido apenas de modo virtual, por meio do Orkut, e cair na armadilha de um grupo criminoso que está fazendo da Internet o seu espaço para escolher as próximas vítimas.

Fonte: http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=106566

CRIME NA INTERNET (8/11/2007)

Bandidos criam comunidades

Entre as milhares de comunidades do Orkut, existem algumas criadas por jovens envolvidos em assaltos e até latrocínios

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=485702

Entre tantos outros casos, divulgados, apenas coloco-me como mais um cidadão preocupado em informar as armadilhas do mundo virtual...

Orkut doente.

Este alerta não existe para dizer que se assim você não fizer vai para o inferno, ou Deus vai se afastar de você, nada disso, mais se trata de uma alerta no sentido de segurança para sua família, sua vida pessoal, ou ate mesmo a vida dos seus amigos que inevitavelmente serão expostos neste contesto.

Não se trata de um conteúdo religioso, mais de um produto informativo, onde todos os seguimentos de uma sociedade podem estar atentos quanto a estas questões que por mim estão sendo abordado, você pode se perguntar existe comportamentos sadios no Orkut? Eu responderia que sim, existe com certeza pessoas de bem que usam esta pagina de relacionamento simplesmente com o único objetivo de se comunicar com amigos que estão distantes, ou que gostam de se divertir, mais sempre com bastante cautela quanto às informações que ali são expostas.

Você pode ter um Orkut sem colocar em risco sua vida ou vidas de parentes e amigos? Sim, com certeza, basta apenas não colocar informações quanto sua vida social, sua profissão, não exibir fotos em lugares que só freqüentariam pessoas de um nível social mais elevado, ou ate de classe media alta, em fim jamais mostrar nenhum conteúdo que demonstre exposição excessiva de seus bens...etc...

Com todos estes riscos que já foram mostrados tenho que excluir o meu Orkut? Isso é uma questão pessoal, não posso dizer as pessoas como deve proceder, mais sim, pedir cautela em todas as suas atitudes, especialmente porque vivemos em uma sociedade confusa e tomada pela criminalidade, nestes casos o bom senso é que prevalece.

Em questão de comportamento existe também uma influencia direta por parte do Orkut quanto aos seus usuários? Sim, ele traz consigo o poder de manipular opiniões, e de fazer com que outras pessoas participem diretamente de seu comportamento especialmente tratando-se da vida conjugal, muitas famílias são dissolvidas ou estão em pé de guerra por causa de uma mensagem deixada no Orkut, cada fase tem varias formas de entendimento, por mais aberto que seja um relacionamento sempre existem pontos que devem ser preservados.

Você que contesta de certa maneira o Orkut, você tem um? Sim, preciso estar dentro da ferida para saber como ela se movimenta, ele é um organismo vivo, e se você não estuda sua evolução estando infiltrado nele, jamais teríamos como contestar.

O mau este no Orkut ou nas pessoas que se utilizam dele? Nas pessoas, porem elas precisa de mecanismos, de algo que as auxilie para que só assim sua mente maquiavélica e perversa possa existir, o mal precisa se ramificar para que ele sobreviva em um universo que ainda existem pessoas do bem, por isso o Orkut é inevitavelmente este mecanismo de alta ajuda para a proliferação de um risco real a sociedade.

Entrevista concedida por Jorge Avelino Barbosa a um grupo de alunos em um centro Educacional... Em São Paulo...

Matreia de;

Jorge Avelino Barbosa