Escandalosa fome: "Vamos continuar nos responsabilizando uns pelos outros e aprendendo uns com os outros".

Excelências, senhoras e senhores,

Meus agradecimentos ao Governo da Itália por sediar este importante evento.

Esta é uma reunião sobre sistemas alimentares.

Mas é essencialmente sobre pessoas necessitadas - e a necessidade de preencher o mais básico dos direitos humanos.

O direito à alimentação.

Em um mundo de abundância, é ultrajante que as pessoas continuem sofrendo e morrendo de fome.

A primeira Cúpula sobre Sistemas Alimentares, há dois anos, ajudou a destacar uma verdade fundamental:

Os sistemas alimentares globais estão quebrados - e bilhões de pessoas estão pagando o preço.

Mais de 780 milhões de pessoas estão passando fome, enquanto quase um terço de todos os alimentos produzidos é perdido ou desperdiçado.

Mais de três bilhões de pessoas não podem pagar por dietas saudáveis.

Dois bilhões estão acima do peso ou são obesos.

462 milhões estão abaixo do peso.

E, sem acesso a financiamento e alívio da dívida, os países em desenvolvimento estão lutando para investir em sistemas alimentares que possam oferecer a todas as pessoas a nutrição necessária para uma vida saudável.

Enquanto isso, a produção, o armazenamento e o consumo insustentáveis de alimentos estão alimentando a crise climática, gerando um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa, usando 70% da água doce do mundo e provocando a perda de biodiversidade em uma escala épica.

Muitas comunidades estão a um passo de cair na insegurança alimentar ou até mesmo na fome.

E esse quadro terrível ficou mais sombrio com o término da Iniciativa do Mar Negro pela Federação Russa, uma iniciativa que permitiu a exportação segura de mais de 32 milhões de toneladas métricas de alimentos em mais de 1.000 embarcações dos portos ucranianos.

A Iniciativa, juntamente com nosso Memorando de Entendimento com a Federação Russa para facilitar as exportações russas de alimentos e fertilizantes, tem sido uma tábua de salvação para a segurança alimentar global e a estabilidade dos preços dos alimentos no mundo.

Os preços dos alimentos caíram 23% em relação ao recorde registrado no ano passado.

Com o fim da Iniciativa do Mar Negro, as pessoas mais vulneráveis pagarão o preço mais alto.

Quando os preços dos alimentos sobem, todas as pessoas pagam por isso.

Já estamos vendo o efeito negativo sobre os preços globais do trigo e do milho, o que prejudica a todas as pessoas.

Mas isso é especialmente devastador para os países vulneráveis que estão lutando para alimentar sua população.

Com o aumento dos preços dos alimentos, as esperanças dos países em desenvolvimento diminuem.

A Federação Russa e a Ucrânia são essenciais para a segurança alimentar global.

Historicamente, os dois países têm sido responsáveis por cerca de 30% das exportações globais de trigo e cevada, um quinto de todo o milho e mais da metade de todo o óleo de girassol.

De minha parte, continuo empenhado em facilitar o acesso desimpedido aos mercados globais de produtos alimentícios e fertilizantes tanto da Ucrânia quanto da Federação Russa e em proporcionar a segurança alimentar que todas as pessoas merecem.

Peço à Federação Russa que retome a implementação da Iniciativa do Mar Negro, de acordo com minha última proposta.

Peço à comunidade global que se mantenha unida em busca de soluções eficazes para esse esforço essencial.

Caros amigos,

Sistemas alimentares falidos não são inevitáveis.

Eles são o resultado das escolhas que fizemos.

Há alimentos mais do que suficientes no mundo para todos.

Há dinheiro mais do que suficiente para financiar sistemas alimentares eficientes e sustentáveis para alimentar o mundo e, ao mesmo tempo, garantir um trabalho decente para as pessoas que cultivam os alimentos que comemos.

E há inovações e tecnologias agrícolas mais do que suficientes para colocar alimentos saudáveis ao alcance de todas as pessoas.

A boa notícia é que os países estão dando ouvidos ao alarme soamos em 2021, quando organizei a primeira Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares.

Mais de 100 países enviaram relatórios de progresso voluntários sobre a transformação dos sistemas alimentares.

Os países estão tomando medidas decisivas para refletir essa prioridade em leis, políticas e programas nacionais e subnacionais.

Estamos vendo mais estatísticas sendo geradas para moldar políticas, programas e investimentos.

E estamos vendo mais parcerias entre governos, empresas, sociedade civil e agências da ONU - inclusive por meio do Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares da ONU.

Mas resgatar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável significa ir muito além.

E o tempo está se esgotando.

Precisamos de ações urgentes em três áreas principais.

Primeiro - um investimento maciço em sistemas alimentares sustentáveis, equitativos, saudáveis e resilientes.

Não é de surpreender que a fome crônica esteja aumentando nas regiões com os sistemas alimentares mais fracos e com menos recursos - Ásia Ocidental, Caribe e todas as regiões da África.

O relatório Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição, divulgado há duas semanas, também constatou que uma em cada cinco pessoas na África está passando fome - mais do que o dobro da média global.

A falta de investimentos nos sistemas alimentares significa, literalmente, um erro cometido por pessoas.

Peço aos governos que atendam ao nosso pedido de pacote de estímulo aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), para aumentar o financiamento acessível de longo prazo para todos os países necessitados, de pelo menos 500 bilhões de dólares por ano.

Isso ajudará os países a progredir significativamente em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável No. 2 para alcançar a fome zero e construir sistemas que possam garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos e acessíveis onde quer que vivam.

Também precisamos de maiores investimentos em adaptação e sistemas resilientes de alimentos, saúde, água, saneamento e agricultura que possam resistir a choques, bem como em sistemas de alerta precoce.

E peço aos governos que apoiem o Mecanismo de Importação de Alimentos proposto pelo Grupo Global de Resposta a Crises sobre Alimentos, Energia e Finanças para expandir o acesso a alimentos para pelo menos 50 países que enfrentam insegurança alimentar aguda, e um Mecanismo de Armazenamento de Alimentos para os países menos desenvolvidos.

Segundo - os governos e as empresas devem trabalhar juntos para criar sistemas que coloquem as pessoas acima do lucro.

Peço aos governos e aos setores de alimentos, agricultura, transporte e varejo que explorem novas maneiras de reduzir o custo e aumentar a disponibilidade geográfica de alimentos frescos e saudáveis para todas as pessoas.

Isso também significa manter os mercados de alimentos abertos e remover barreiras comerciais e restrições à exportação.

E significa fazer uso da ciência e da tecnologia para melhorar a eficiência e o alcance dos sistemas alimentares.

Devemos também aumentar o apoio às mulheres e aos homens de todo o mundo que dão vida aos sistemas alimentares - desde agricultores e trabalhadores do setor de alimentos até aqueles que transportam os alimentos para os mercados.

O Banco Mundial estima que os sistemas alimentares representam cerca de 10% da economia global.

Precisamos continuar encontrando maneiras de apoiar as pessoas que impulsionam essa prosperidade.

Excelências, senhoras e senhores,

A transformação dos sistemas alimentares requer a participação de todas as pessoas.

Desde o primeiro dia, o espírito de colaboração tem brilhado em seus esforços.

Desde os diálogos nacionais que reuniram governos, empresas, comunidades e sociedade civil em busca de soluções.

Ao estabelecimento do Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares da ONU, que reúne todos os parceiros de sistemas alimentares para acabar com a fragmentação que retarda nosso progresso.

Aos 155 convocadores nacionais que estão na linha de frente dos esforços de transformação dos países.

Aos líderes que se juntam a nós hoje - e a todos nesta sala e que estão acompanhando on-line.

Juntos, vamos continuar pressionando por mudanças.

Vamos continuar nos responsabilizando uns pelos outros e aprendendo uns com os outros.

Vamos transformar os sistemas alimentares para o futuro e garantir que todas as pessoas, em todas as comunidades e países, tenham acesso aos alimentos seguros e nutritivos que precisam e merecem.

Não nos esqueçamos de que, para que os países em desenvolvimento consigam atingir essas metas, é absolutamente essencial ampliar maciçamente o alívio da dívida e garantir investimentos de longo prazo para que esses países consigam superar a asfixia que enfrentam atualmente.

Muito obrigado.

António Guterres Secretário-Geral Nações Unidas Discurso durante a abertura da Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares (FAO Roma 24/07/2023)
Enviado por Lu Mendes em 27/07/2023
Código do texto: T7847445
Classificação de conteúdo: seguro