O Instituto Territorios Diversos

Seria normal sentar e escrever um poema, me esforçando para que ele saísse o melhor dentre todos que já escrevi, mas hoje não vou escrever poema, até porque o assunto e as pessoas das quais vou falar são tão importantes quanto os mais belos dos poemas já escritos, por se tratar de seres humanos espetaculares, figuras ímpares cujos valores são inestimáveis.

Falo do Instituto Territórios Diversos, de sua criadora Elizabeth da Conceição Manja, sua equipe e população mais próxima geograficamente, essenciais de Nova Sepetiba no entorno do Instituto, visto que são pessoas que mais contato têm com ambos, pontualmente ou não.

Neste caso evoco equipe de voluntários e colaboradores, país de crianças que ali estudam violino e assistem aulas ministradas diretamente por Elizabeth Manja, aos frequentadores da Biblioteca Estação 67, enfim, todos e todas que conhecem ou já ouviram de alguma forma falar do Instituto e de sua criadora.

Guerreira, Elizabeth Manja luta junto com sua equipe para levar cultura, ensinamentos e cidadania para uma região tão esquecida pelo poder público como Sepetiba no extremo oeste da Cidade do Rio de Janeiro.

Elizabeth Manja professora de Literatura com tanta garra merece e precisa ter seu trabalho conhecido não somente no bairro de Sepetiba, mas por todas as entidades culturais (o que a meu ver ainda não é), divulgada no Rio de Janeiro, independente do querer da mídia, a quem mais cedo ou mais tarde terá que oferecer espaço e se render a esse trabalho maravilhoso, contextualizar e reconhecê-la como preciosidade desse lugar, não somente como culto a personalidade, mas seu trabalho como um todo pela cultura.

Cine Cult em quatro sessões, Ciranda de Leitura, aula de violino, Biblioteca com acervo de dois mil livros, em tão pouco tempo não são para qualquer um não, tudo implantado e implementado com recursos provenientes de doações de colaboradores, voluntários e comercio local

Resumindo todo povo da cultura ou não tem o dever de divulgar esse magnifico trabalho ora desenvolvido pelo Instituo Territórios Diversos que já conquistou vários prêmios nas estâncias culturais do Rio de Janeiro, em 2021, 2022 e 2023.

R J Cardoso - é poeta e escritor morador de Santa Cruz Imperial, autor de O brilho do amor, Flores do Campo e E-book, no Amazon.com: Na Cauda do Cometa