Positividade Tóxica

A positividade tóxica é um padrão que atualmente ganha força nas redes sociais e avança de forma desproporcional visando alcançar a subjetividade do indivíduo, sendo apresentada como uma fórmula milagrosa enunciada como uma técnica infalível para possíveis soluções de problemas e realizações pessoais por meio de práticas e abordagens objetivas que fragmenta o ser humano sem levar em consideração o ser histórico-social que em seu aspecto biológico é ser que pensa, que aprende, que modifica e transforma o meio em que se encontra inserido e ao mesmo tempo é influenciado pelo ambiente ao seu redor. Portanto, essas influências contribuem de forma expressiva na manutenção desta busca ilusória que agrava ainda mais a saúde mental das pessoas que perde essa habilidade de desenvolver o senso crítico e se torna refém de estereótipos que esmaga a resiliência humana e diminui o potencial do indivíduo afim de lidar com enigmas desafiadores que impedem de avançar nas trilhas da vida com mais consciência-de-si-mesmo.

Por que então, as pessoas continuam nessa busca desenfreada de uma positividade tóxica afim de minorar as suas mazelas e seu conflitos internos? Por que ainda, insistem em manter uma repressão emocional para ocultar as suas vulnerabilidades e se mostrar forte o tempo todo? Por que a busca pelo ter, pelo status, pela perfeição são enfatizados pelo indivíduo? Por que será que ainda as pessoas aceitam estereótipos e se tornam prisioneiros encarcerados nesse tipo de pensamento? Por que então, não desenvolver uma visão crítica deixando de ser agentes passivos e assumindo uma postura ativa que os tornem seres pensadores? Todas estas inquisições precisam ser revisadas e através de uma autorreflexão o indivíduo possa formular ideias capazes de torná-lo protagonista de sua construção histórica-social em sua relação com os outros.

Somos seres sociobiológicos, entrelaçados em uma sociedade institucionalizada por valores culturais e crenças que são transpostos de um determinado grupo para o indivíduo, com seus próprios processos intraindividuais pelo qual responde aos estímulos herdados de seus aspéctos biológicos, que por sua vez, se tornou o enfoque de estudo da psicologia social psicológica. Dentro dessa perspectiva, ainda, a psicologia social assume uma abordagem que defendem a formulação de leis que defendem minorar os problemas socioeconômico; também em seu ponto de vista, entendem que os comportamentos dos indivíduos são influenciados socialmente, porque dificilmente vamos encontrar comportamentos que não tenham componentes sociais. Desta maneira, de acordo com Antônio da Costa Ciampo vamos nos tornando, “[...] o um e um outro para que cheguemos a ser um em uma infindável transformação” e com criatividade ser capaz de modificar o próprio ambiente que o constitui, o que faz do homem produto e produtor nas relações intersociais.

Gilmar Polese
Enviado por Gilmar Polese em 12/10/2023
Reeditado em 12/10/2023
Código do texto: T7906647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.