Protestantismo

Protestantismo sistema religioso, que teve a sua origem, no chamado movimento da "Reforma da igreja". As grandes personagens deste movimento reformista, foram: Martinho Lutero, Zwinglio e Calvino. Com este movimento nunca da parte dos reformadores se pretendeu dar início a uma nova igreja, mas sim reformar a igreja católica romana. A reforma pretendia restaurar os valores do cristianismo primitivo. Segundo os reformadores a igreja estava numa apostasia total. Era necessário mudar a igreja. Desde a idolatria a todo um conjunto de doutrinas místicas e pagãs, assim como a doutrina da "salvação pelas obras", era urgente mudar a igreja. Por sua vez a igreja Romana não aceitou a mudança. Mas ela própria se tentou reformar, com o chamado movimento da contra-reforma: Concílio de Trento, Companhia de Jesus e a Inquisição, que existia desde o século XIII. Como tal apareceram outras igrejas chamadas Protestantes. Entre elas temos: Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Irmãos, Batistas. No século XX, Apareceram as pentecostais, chamadas Assembleias de Deus. A igreja protestante defendia ainda a "salvação pela fé" e a Bíblia como regra de fé. Não aceitava também o "Papa" como líder da igreja. Este movimento teve a sua origem na Alemanha no século XVI, mas logo se estendeu a outros países como a Suíça. Na Inglaterra a igreja, foi a igreja Anglicana. Assim temos uma igreja Protestante como principal oponente a uma igreja Católica cheia de Heresias. Assim temos uma igreja que voltou aos princípios do cristianismo.

HelderDuarte
Enviado por HelderDuarte em 13/10/2023
Código do texto: T7907649
Classificação de conteúdo: seguro