Sono ou descanso?

*Jonas 1:4*

O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.

Enquanto isso, *Jonas*, que tinha descido ao porão e se deitara, dormia profundamen­te.

*Marcos 4:38*

*Jesus* estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”

Eis aqui uma reflexão breve sobre sono e descanso. Dois trechos muito parecidos, nos dois casos uma tempestade, nos dois casos vemos alguém que dorme, mas eu te pergunto, você vê a diferença no sono de Jonas e de Cristo? Ou pensa serem iguais?

Nos dois casos vemos que aqueles que estavam acordados chegaram a pensar que seria o fim.

Há um corinho antigo que fala das "ondas do mar da vida.

Sim, viver não é tão tranquilo quanto alguns dizem, algumas vezes nosso barquinho será conduzido entre grandes ondas e os ventos fortes colocarão nossa fé à prova.

Vou te dizer que aquele que entrega seus caminhos ao Senhor é confia nele (Salmo 37) não teme nem se desespera, quando você está dentro da direção de Deus você entende que Ele lhe fará chegar seguro ao porto desejado. O sono de Jesus refletia toda sua confiança nos planos de Deus, Jesus conhecia seu propósito e sabia que não seria ali o fim dele e de seus discípulos o que lhe conferia paz suficiente para deitar sua cabeça no travesseiro e dormir.

_Uma pausa aqui pra te dizer que se você não está tendo esta paz ao se deitar ou não está conseguindo descansar em Deus, seja qual for o motivo, se você sofre com insônias e perde horas nas noites e madrugadas fazendo contas e planos que nunca chegam a acontecer. Mais do que tudo, você precisa entregar a direção do seu barquinho a Jesus, deixa ele decidir o que é melhor e quando deverá entregar pra você o que deseja, deixa ele te levar entre as ondas e te ajudar a atravessar essa tempestade. Faça isso dobrando seus joelhos e entregando tudo a ele ainda hoje._

Por outro lado também temos o caso de Jonas e é triste dizer que o sono de Jonas não tinha paz.

Jonas estava fugindo. Será que você já tentou dormir pra fugir. Fugir de decisões difíceis, fugir dos seus problemas, fugir das suas responsabilidades ou até mesmo fugir de Deus? Saiba que é impossível fugir do Senhor, Jonas descobriu isso da pior forma. Desperte hoje deste sono de fuga e enfrente o que Deus tem pra sua vida. Em nome de Jesus eu repreendo toda depressão e tristeza que estavam te amarrando e roubando seu ânimo. Quando este sono vier levante-se coma e caminhe (1 Reis 19:7)

Acima de tudo aprenda a distinguir os motivos de sono ou insônia. Aprenda a entregar a direção, aprenda a confiar.

Acho que uma das coisas mais perigosas que fiz na infância foi andar com meu amigo de bicicleta e pedalar enquanto ele conduzia o guidão, Deus teve misericórdia de nós mas devo reconhecer que havia ali muita confiança.

Nossa relação com Jesus deve ser desta mesma forma. Confiança e cumplicidade, conte a ele seus segredos e seus desejos mais ocultos, suas dores e seus medos, aprenda a descansar da maneira correta nos braços dele, a sombra do Onipotente.

Que sua quarta feira seja maravilhosa e você encontre conforto e renovo no Senhor 🙌🏾