Discurso de posse como acadêmico correspondente da Academia de Letras de Rondônia

Boa noite, senhoras e senhores participantes desta Sessão Solene de Posse da Academia de Letras de Rondônia.

É uma honra ter sido aceito como membro correspondente e poder participar da missão desta Academia, ou seja, difundir a cultura no estado de Rondônia, em todos os níveis, incentivando a criatividade e o aprimoramento cultural de seu povo.

Muito obrigado pela confiança. Eu me esforçarei para corresponder às expectativas.

Quero dedicar esta honraria ao meu mestre e mentor por mais de cinco décadas – o Professor Doutor Daisaku Ikeda. Ikeda é um filósofo, poeta, escritor e ativista da paz, tendo sido reconhecido pela Academia Brasileira de Letras como Sócio Correspondente há trinta anos, quando também recebeu a Medalha Machado de Assis.

Os incentivos de Daisaku Ikeda têm guiado minha trajetória pessoal e profissional. Primeiro nas Ciências, estudando a floresta – sua ecologia, genética e biodiversidade, visando sua conservação e proteção. Com ele aprendi o Princípio da Unicidade de Vida e Ambiente e a Lei de Causa e Efeito.

Nas últimas décadas seus poemas têm me incentivado a olhar a natureza não só com a razão, mas também com o coração. Assim, tenho me aventurado nas áreas da poesia e da literatura.

Quero agradecer profundamente à ACLER, na pessoa de seu presidente, o poeta Francisco Chagas da Silva, por me acolher nesta nobre Casa das Letras. Quero também agradecer à minha família que me apoia e incentiva e aos muitos amigos conquistados em minha trajetória de vida. A todas as pessoas que me ouvem formulo meus votos de boa saúde e muitas felicidades.

Ao encerrar, peço permissão para recitar um poema de minha autoria, escrito no estilo Gogyoshi – um estilo poético japonês, de cinco versos.

ÁRVORE DA AMAZÔNIA

Majestosa e acolhedora

Protege todos os seres

Sem reservas ou discriminação

Mesmo aqueles

Que a querem destruir.

Chicago, 25 de outubro de 2023

Antonio José De Araujo