A PONTE ENCANTADA...

 

Meu sobrinho Lucas, de vinte e sete anos, viajou para o Japão em junho do ano passado e ficará um ano em Tóquio está aprendendo a Língua Japonesa. Toda a semana ele envia pelo WhatsApp, fotos da cidade e também dos lugares tradicionais e históricos que visita. Guardo as fotos, com carinho e gratidão, pois assim sinto que ele mais perto... Um dos passeios lindos que fez foi ao Koishikawa Korakuen Garden - Okayama: tranquilo jardim paisagístico do século 17, com trilhas para caminhada, lagos e pontes.

 

Quanto às fotos, uma em especial admiro muito, a de uma pequena ponte construída com blocos de pedras; o reflexo do arco da ponte no lago forma um círculo que lembra um espelho, refletindo a paisagem à sua volta parece mesmo uma ‘ponte encantada’, unindo o mundo da realidade ao mundo de sonhos...

 

Fico a imaginar quantas pessoas passaram pela ponte e penso que seus invisíveis passos permanecem, emoldurados pelos sussurros do vento... A Cultura Japonesa é maravilhosa e envolvente; a imagem é um presente que meu sobrinho enviou e já me inspirou a escrever Haikais, um apaixonante legado do Samurai Bashô, Poeta japonês, Bashô, pseudônimo de Matsuo Munefusa, considerado um mestre da forma poética Haiku. Nasceu em 1644, numa família de Samurais em Ueno.

 

Sobre os Haikais, escrevo, quase todos os dias, sinto como se fossem, etéreas pinceladas, do Japão a fazer parte da minha vida, mas isso é um tema para outra crônica...

 

Vanice Zimerman

   Curitiba-PR

***

. 37.º Concurso Literário Yoshio Takemoto – Revista Bungaku impressa em Português e Japonês

. Menção Honrosa – Crônica (Tema: Japão) Novembro / 2023, nº 74, página 51

 

. Agradeço a Menção Honrosa e publicação na Revista.

. Gratidão ao Lucas, meu sobrinho, o carinho e por enviar a foto que inspirou esta crônica.