Educação? Como Vai?

Há Algum tempo, tenho me preocupado com a educação no Brasil, mas nestes últimos meses tenho percebido que a questão é mais séria do que pode se imaginar, estou trabalhando na area, e sei que é preciso criar novos mecanismos de gestão escolar.

Se não vai bem a educação Pública é preciso que todos os envolvidos façam uma reflexão para assim contribuir com a melhoria na qualidade de ensino, no meu ponto de vista é preciso que o professor seja um profissional e para ser um verdadeiro profissional, é necessario ter autonomia, tempo disponivel para dedicar ao estudo e planejamento e um salário compativel com a sua função, lembrando que pelas mãos dos professores passam todos os demais profissionais, como médico que cuidará de nossa saúde, o veterinários que irá cuidar dos animais. Alem disso um professor tem que ser só professor, pois só dessa forma poderá dedicar-se totalmente a sua atividade profissional, com dedicação, responsabilidade. O Professor que trabalha em dois ou trez periodos não tem tempo para preparar as aulas, nem mesmo tempo de estudar nosvas metodologias de ensino pois o tempo que tem está todo dedicado na esposição das aulas para os alunos e com isso torna impossivel mudar os paradigmas da educação. para isso existe solução? é claro que a solução esta na transformação na forma de pensar dos gestores, que julgam muito os profissionais da educação e deixam de ver a visam desses profissionais, no entanto, vejo que a solução depende de investimento no educador, professor que realmente quer dedicar sua vida a educação, estes devem ser valorizados pois querem melhorar o nivel do ensino, é por isso que no meu modo de ver a educação deve ser valorizada, fazendo com que estes profissionais fiquem menos tempo dentro da sala de aula limitando a quantidade de aula desses professores e aumentando os valores das aulas ministradas por estes educadores.

os gestores tem que observar apartir desse meu ponto de vista é a qualidade da aprendizagem e não a quantidade de Alunos que são aprovados em cada ano letivo. é preciso rever esta forma de pensar onde professor bom é o prefessor que não reprovam alunos, é importante que alunos saibam que é preciso aprender para ser aprovado e não dar respostas do tipo " SE O PROFESSOR NÃO ME PASSAR EU RECORRO A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO".

RIBEIRO, J. Carlos. - 2008