ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

SERMÃO TEXTUAL

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

TEXTO BÍBLICO: EFÉSIOS 5:18b.

INTRODUÇÃO:

Eu poderia falar de alguns Espíritos de Deus, como por exemplo:

1. Espírito de excelência (Daniel 5:12; 6:3).

2. Espírito da Verdade( João 14:17; 15:26; 16:13).

3. Espírito da fé ( 2 Co 4:13).

4. Espírito de sabedoria (Efésios 1:17).

5. Espírito de vida ( Apocalipse 11:11)

6. Espírito de glória

7. Espírito de profecia (Apocalipse 19:10).

8. Espírito de Cristo (1 Pedro 1:11).

9. Espírito eterno (Hebreus 12:9).

No entanto, gostaria de falar de quatro prerrogativas do Espírito Santo.

UNÇÂO – PODER – ÁGUA – FOGO:

I - UNÇÃO

1. Escolha: (Isaías 61:1) - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

2. Preparação: (Atos 13:3) - Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

3. Consagração (Levítico 11:44)- Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;

4. Separação: (Atos 13:2) - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

II - PODER:

1. Autoridade: (Lucas 10:19) - Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. (Marcos 16:18) - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

a) Força,

b) virtude.

c) Capacidade de realizar, sinais, prodígios milagres e maravilhas.

2) Governo, (I Crônicas 29:11) - Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.

a) Comando: (Mateus 28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

b) Domínio

(Daniel 7:14) - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

III - ÁGUA:

1. Alegria: (Isaías 55:1) - Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

a) Lava,

b) limpa

c) Purifica

d) Mata a sede

(João 7:37) - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

2. Plenitude: (Ezequiel 47:4) - E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.

(Ezequiel 47:5) - E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.

3. Renovação (João 4:13) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

(João 4:14) - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

IV - FOGO

1. Glória: (Êxodo 24:16,17) - E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. E o parecer da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

a) Avivamento (Atos 2:3,4) - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

b) Restauração

c) Renovação

2. Juízo

a) Queima

(II Reis 1:12) - E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.

(II Reis 1:13) - E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos.

b) Purifica

c) Ilumina

CONCLUSÃO:

Ser cheio do Espírito Santo, não é somente sentir apenas uma única vez ou de vez enquanto, mas continuamente, está sempre e plenamente, ou seja, completamente cheio..

EliasCosta
Enviado por EliasCosta em 08/02/2008
Reeditado em 03/02/2013
Código do texto: T851409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.