Mundo Negro

Quanto tempo até que tomemos uma providência, a consciência, a decência, de minimizarmos, sim minimizarmos pois extinguirmos de vez, acho que já está por de mais arraigado ao longo de 400 anos de história, talvez outros mais 400 anos, pois se tomarmos alguma atitude hoje, talvez faça alguma diferença amanhã.

Quantas lágrimas terão que ser derramadas, quantas pessoas perdidas por puro preconceito?

Pasmem se em 1930 (século XX), havia lei em uma determinada localidade que era proibido aulas a noite, para evitar contato com Negros baderneiros na rua. E de lá pra cá muito pouco mudou de concreto.

Na Bahia o estado que conta com uma população de 85% de negros e apenas 1.8% dessa população acaba concluindo o ensino superior e se graduando (Médicos, Engenheiros, Arquitetos, Professores …); fica uma pergunta no ar, será que os negros são tão incompetentes intelectualmente falando para manter esse baixo índice, ou é a falta de vergonha na cara dos nossos políticos, homens de lei, homens de bem (será que são), mudar esse absurdo humano.

No congresso tramita um ESTATUTO, vindo de várias fontes que arrebanhadas por um político, juntou-se tudo num só grito, num só pedido, num só apelo, num só escrito.

Mas paralisado desde 2002, “alegam que o atual governo entrou em 2003, e teria que se criar um fundo para tal amplitude da discussão a cerca do racismo no Brasil, seria necessário uma verba, para estudos, para viabilização em orçamentos, etc, etc.

Querem mais verba, e a chamada Lotomania, que foi criada para dar sustentáculo as mazelas, as falcatruas formadas por traz das chamadas “ incompetências de administrações de alguns times de futebol”, para sanar suas dívidas junto ao INSS, Receita Federal, ou seja dinheiro para voltar pro bolso do governo, para por exemplo pagar seus soldos, por não terem feito nada desde 2002 até hoje. Já está virando piada, cadê os políticos que se acovardam, que se sentem no poder, e nada fazem, se omitem, ironizam a ponto de achar que somos tolos que aceitamos tudo o que fazem, e deixam de fazer, mas se esquecem que foram colocados por nós para nossa representatividade junto à nação do povo mais mundo que existe, negros, amarelos, índios, brancos, vindos de várias partes do planeta que é um só, assim deveria ser nosso amado povo brasileiro, um só, mas não, existe a segregação racial, o preconceito racial, a prostituição racial, o pequenismo na grande maioria em ter conduta imprópria ao seu irmão.

Sim irmão porque todos somos filhos de um só pai.

Sem querer entrar muito na religiosidade, pois esse não é o meu intuito nesse desabafo, e sim de alertar a toda população que negro é gente, é ser humano, e continua sendo discriminado no mercado de trabalho.

Exemplo claro onde toda a maioria freqüenta os chamados shopping´s Center´s, cadê os negros vendedores? Será que eles não tentam vagas, nas lojas de grifes, ou são simplesmente excluídos, barrados e negados a eles uma vaga.

Por quanto tempo eles nossos irmãos serão excluídos.

Uma notícia que me chocou, cinco jovens negros em uma instituição financeira que inclusive patrocina várias ações de cidadania, e tenta mostrar isso a população para ganhar crédito no meio social; simplesmente acionou a polícia pois estavam exatamente na mesma hora em que o carro forte chegou para buscar valores, final da história a instituição financeira, foi condenada a pagar para cada um desses jovens a importância de vinte mil reais, apenas isso, por serem confundidos apenas pela cor, por bandidos, assaltantes, criminosos.

Vê que esses 400 anos de história nos fizeram seres humanos incrivelmente preconceituosos, e mesmo que não admitamos, somos racistas sim.

Ou vamos pressionar os nossos políticos a dar andamento nesse projeto, nesse ESTATUTO, ou ficaremos de braços cruzados, esperando nossos descendentes cair nos nossos mesmo erros.

Negro é um povo descente, trabalhador, é um povo brasileiro acima de tudo que merece ser respeitado, não pela sua cor, mas sim como ser humano, que todos somos.

Que Deus nos ampare a todos, e faça nos refletir, comecemos a cobrar o Brasil de hoje, a hora é agora.

nota do autor;

Talvez esse texto seja útil para encaminhar a algum político conhecido, a minha busca pela igualdade nunca se calará.

Roberto F Storti
Enviado por Roberto F Storti em 22/02/2008
Reeditado em 27/08/2008
Código do texto: T871379
Classificação de conteúdo: seguro