TEMOR A DEUS, BASE PARA O SABER

Senhores formandos,

Senhores pais,

Professores,

Irmãos, amigos.

Inicio a minha fala citando um texto da Bíblia Sagrada: "O temor ao senhor é o princípio da sabedoria." Salmo 11.10b.

Vivemos num mundo globalizado em que é preciso preparo adequado para que se possa alcançar algo melhor. Dominar as mais diversas áreas do conhecimento é de fundamental importância para o homem moderno. Longe vão os tempos dos nossos avós, quando saber ler, escrever e conhecer as quatro operações matemáticas eram suficientes para conquistar um emprego, e muitas vezes um bom emprego. Nos dias de hoje não basta o ensino fundamental. É necessário especialização, noções de informática e muitas vezes o candidato ao emprego precisa ter diploma de nível superior. Não está fácil uma colocação no mercado de trabalho. O problema é que ter nível superior hoje é privilégios de poucos.

Porém muitos tem esquecido de um detalhe importante: Todo o conhecimento humano, em que pese sua importância, fica aqui. É passageiro. Não levaremos para a eternidade nada do que aprendemos aqui, assim como não levaremos riquezas ou qualquer coisa dessa vida.

A palavra de Deus nos mostra que existe um conhecimento que está acima das ciências humanas, e é a porta de entrada para a eternidade no céu. O texto citado no início, diz que o temor a Deus é o princípio ou a base do saber. É preciso entender que "temor" não significa medo, pois Deus se revela como um Pai amoroso aos seus filhos, portanto não precisamos temê-lo. Temer a Deus significa respeitá-lo, obedecer aos seus ensinos e reconhecer a sua soberania na história. É preciso que o homem o reconheça como o Soberano criador dos céus e da terra a quem prestaremos conta de nossos atos. Neste momento de euforia por mais uma etapa conquistada na caminhada de vocês, é preciso creditar a Deus a vitória alcançada, pois sem ele de nada valeria o esforço. O Apóstolo São Paulo escrevendo aos cristãos da cidade de Corinto na Grécia antiga hà cerca de 1900 anos assim se expressou: "Não somos capazes por nós mesmos de pensar alguma coisa como se partisse de nós, mas a nossa capacidade vem de Deus".

Quer o homem queira ou não é Deus quem lhe dá a capacidade para alcançar aquilo que deseja.

O cérebro humano é o mais perfeito computador que existe e foi Deus que o fez. Não haveria vitória se Deus não tivesse dotado o homem da capacidade de pensar.

Todavia é preciso que o homem se lembre de que Deus vai cobrar dele o uso que fizermos daquilo que Ele nos confiou. O sábio Salomão há mias de 3000 anos escreveu um livro que em nossas bíblias recebe o nome de "Eclesiastes", Pregador em português, no qual mostra a vida como uma eterna e penosa rotina. Porém, encerrando seu livro, conclui de forma magistral suas reflexões com estas palavras: "De tudo o que se tem ouvido o fim é teme a Deus e guarda os seus mandamentos, pois isto é o dever de todo o homem; porque Ele a trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas ou más."

Ninguém pode se esconder ou esconder alguma coisa de Deus. Ele irá pedir contas de nossos atos. Se fizermos o bem seremos recompensados com o bem. Se praticarmos o mal, seremos punidos pelo mal praticado. Esta é a perfeita justiça de Deus.

Alguém pode perguntar: O que é guardar os mandamentos de Deus?

A resposta é o Senhor Jesus quem nos dá, conforme registrado no Evangelho de São Mateus capítulo 22 versículos de 37 a 40, respondendo aos Fariseus sobre o grande mandamento da Lei "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento e o segundo semelhante a este é: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." Essa é a fórmula para uma vida feliz. Quem ama a Deus, reconhece-o como Senhor. Quem ama o próximo não o deseja mal. Que bom seria se todos os homens vivessem de acordo com essa norma. O mundo precisa de amor. Se os homens verdadeiramente amassem a Deus, amariam o seu semelhante e teríamos um mundo muito melhor.

Queridos, neste momento de alegria por tão importante conquista quero deixar-vos alguns conselhos, baseados na Santa Palavra de Deus:

Primeiro: Não esqueçam que a sabedoria humana é proveitosa, porém passageira. O conhecimento de Deus é a chave que nos conduz ao céu. Segundo: Nunca percam a consciência de que as vitórias são dadas por Deus. Não foi a inteligência nem o esforço de vocês a razão deste sucesso. Terceiro: Lembrem-se sempre de agradecer a Deus por tudo que Ele tem dado a vocês. Quarto: amem a Deus de todo o vosso coração. Amem também aos vossos semelhantes.Quinto: Busquem ajuda de Deus, sempre que surgirem dificuldades na caminhada, pois Ele é maior do que qualquer obstáculo que por ventura surja diante de vocês. Sexto: Recebam a Jesus, o Filho de Deus, como Senhor e Salvador de Vocês. Isso é a coisa mais importante da vida. Que O Senhor Deus vos abençoe nesta caminhada. Amém!

(Discurso proferido em culto de gratidão por formandos de pedagogia no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umbaúba (SE) em 22 de março de 2003)