Prosa sobre a riqueza

(Mudando A PNL)

Sou rico, sempre fui e sempre o serei. Porque assim foi decretado, muito antes que eu pisasse o solo desse chão e sequer pudesse supor que outro estado houvesse senão esse.

Sou rico por natureza, e por enxergar nos outros as riquezas que eles às vezes não vêem, e como a riqueza esbanja o que é de si sem parcimônia, aponto-lhos as virtudes por acreditar que assim, acrescendo cada individualidade, acrescento o todo, e o todo transborda.

Sou rico porque quero, porque realizo, porque não desisto,

porque confio.

Sou rico por constantemente ver horizontes.

Sou rico em boas memórias, de toda ordem ou quase toda, e minha fortuna contempla aqueles que não raro confundem estarem com serem. Porque são. E quando são, são ricos. Tão ricos quanto eu ou você.

Sou rico porque admito, não que tenha perdido mas antes por ter concedido que o novo tomasse lugar ao que já não mais cabia.

Assim, sou rico porque renovo.

Sou rico por muitas coisas e sou rico por ventura.

Poderia dizer rico em idéias, mas não sei se isso é correto.

Poderia aventar ser rico em saudades, embora duvide da salubridade deste alimento.

Sou rico por corrigir o rumo ao perceber o desvio, por esforçar-me e vez em quando, fazer de conta, por ver e sentir, ouvir e calar, por tentar,

a cada instante, equilibrar meu passo entre a luz e a sombra, por não desdenhar de ambas, e por manejar-me entre elas como realmente sou, ou seja, rico.

Nessa valsa aprendo.

Sou rico porque me contento em aprender. E porque me contento.

Até a próxima valsa.

Sou rico porque absorvo, por deixar fluir, por interagir ao perceber que quem pede a interação não é o outro, é o momento.

Sou rico por saber que não tenho os momentos, mas aproveito-os como se fossem meus e sei também que graças a isso enriqueço quem do meu lado está. Porque não acumulo, desfruto. Porque não divido, somo.

Sou rico por mais coisas ainda.

Sou rico por ter constatado a tempo que ao longo da jornada nada, nunca, jamais me faltou. Até muito pelo contrario.

Sou rico porque Sou a plena satisfação das minhas presentes necessidades e consciência.

Sou rico porque acredito.

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 26/03/2008
Reeditado em 05/11/2013
Código do texto: T917623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.