?id=1157669&maxw=495&maxh=660
 

Dueto de Miguel Carqueja e Ignez Freitas
Agradeço ao caro poeta Miguel pelo gentil convite!
Deus te abençoe! Obrigada pela linda dedicatória meu querido amigo...

A CRONISTA
Miguel Carqueija


Sou de estirpe respeitável,
prossigo uma tradição:
muito cronista notável
abrilhantou a Nação.

Quando escrevo sou poeta,
dramaturga e romancista;
às vezes até sou profeta
pois vai longe a minha vista!

O meu assunto é a vida,
o mundo, a sociedade;
meus ideais, minha lida,
e só transmito a verdade.

Humberto de Campos, veja
esta sua seguidora:
onde quer você esteja
sou sua admiradora!

Sabem, gosto de animais,
falo deles com prazer;
isto muito bem me faz
e tantos gostam de ler!

Agora, falar de crime,
abuso e corrupção
não é coisa que me anime,
prefiro criança e cão!

De política tratar
é um assunto que me cansa
mas não posso evitar,
nós estamos nessa dança!

Já música popular,
ou clássica ou balé,
o filme que vai passar,
o futebol ou até

uma peça teatral,
uma modelo charmosa,
um romance bem legal,
uma exposição garbosa,

um fato bem pitoresco,
tudo isso vale a pena
e tomando o meu refresco
faço até uma dezena

de crônicas pro jornal
ou pro espaço lá na net,
dizem que eu sou maioral
mas não me joguem confete,

é com muita humildade
que eu cumpro com meu dever;
falando sempre a verdade,
e que doa a quem doer!

Amor e cidadania
precisam ser os meus focos:
não vou fazer picardia
com o sultão do Marrocos!

Passarinho na janela
que me dá inspiração:
vejo a vida como é bela
na garganta do azulão!

E a criança em algazarra,
na saída da escola:
nem tudo na vida é farra,
estuda e não faça cola!

Tenho olhar de amor
em tudo o que pega a vista;
criança, és uma flor:
assim te vê a cronista!




SÃO PAULO / 

Crônica de Ignez Freitas

Hoje dia vinte e cinco de janeiro, São Paulo está comemorando mais um aniversário. Essa grande metrópole, cheia de contrastes e adversidades, onde tudo acontece. Há quem diga que é uma cidade fria, sem calor humano. Não concordo.
Existe muita gente que encontrou nessa cidade sua razão de ser!
Há ainda quem não troque essa cidade por nenhuma outra, mas acho que tudo é uma questão de adaptação, de se integrar a essa loucura de viver em completa euforia.
Quando estou em São Paulo, tenho a impressão de que todos tem pressa, é um vai e vem que nunca para, dia e noite a vida segue sem descanso.
Uma noite eu estava no apartamento do meu filho no 14º andar e sem sono, fiquei a observar da sacada a cidade, na rua um vai e vem de carros sem parar e eu imaginava para onde ia toda essa gente! Os prédios, muitos mergulhados na escuridão, aguçaram minha imaginação. Será que seus moradores dormiam ou ainda nem haviam chegado? Ali existe tanta energia, que é difícil não gostar desse lugar que apesar de tantos problemas, há também um mundo de soluções para quase tudo.
Por coincidência hoje dia vinte e cinco de janeiro, novamente aqui estou na maior cidade brasileira. É um dia festivo e fico feliz de estar aqui.
Mesmo sem participar do burburinho das comemorações, me sinto parte integrante dessa grande e hospitaleira cidade, que recebe a todos sempre de braços abertos, dando chance para que os imigrantes cresçam e se integrem a ela. que nada tem de fria, que abraça a todos sem restrição de raça, cor ou credo!
Em São Paulo existe um pedacinho de cada país sempre convivendo na mais pura sintonia! É um universo vivendo e convivendo no mesmo espaço!
Aqui não se cobra o jeito de viver de ninguém, mesmo porque não há tempo para pensar na vida alheia, cada um vive sua própria vida.
Parabéns São Paulo, pelos seus quatrocentos e sessenta anos de progresso e de magia!
Parabéns linda cidade amada, que me assusta e me encanta!




 Ignez Freitas
 

Escrevo poesias desde menina, mas só depois que conheci a internet, comecei a divulgá-las. Recebia muitos elogios nas páginas sociais e isso me incentivou a escrever meu primeiro livro solo denominado: (Alma e Poesia). De lá pra cá fui desenvolvendo mais minha habilidade poética.  Participei de três antologias: uma de contos e duas de poesias. Tenho também participações em livros de trovas, além de uma página de escritores na internet e mais recentemente publiquei meu segundo livro solo com o título de : (Um toque de magia)!
 Email para contato: 
ipiskorsk@gmail.com



 
 

moça na entrada da gruta: pixbay

foto de Ignez Freitas e imagens de São Paulo: gentilmente cedidas por Ignez Freitas.
Miguel Carqueija e Ignez Freitas