Incrível dúvida

Incrível dúvida

Caminhando pela orla da belíssima Praia, não de uma praia qualquer... Itapoã!

Nandú, um aficionado e amante da prática matinal do aeróbico exercício, tem a acompanha-lo muitos de outros corajosos amantes daquela prática, todos na faixa que a modernidade classifica como idosos. São vários grupos, uns de jovens, outros de idosos... outros de “velhos” (Tenho dificuldade em classificar: idosos e velhos .Velhos têm até Asilos; Idosos, só Preferência).

Os grupos de jovens, raríssimos, passam a passos largos, rápidos, a exibirem sarados corpos, deixando a impressão que estão a competirem numa corrida de fundo de 10.000 metros – são como fogo de palha, logo se apaga.

Os grupos de idosos, já em um bom número, passam num ritmo adequado à idade, pernas não tão firmes, corpos não tão sarados assim, porém, com passos decididos, e dificilmente fazem o percurso em linha reta. Mas, completam-no, observando ao redor a natureza, a paisagem, reverenciam o resplendor das madrugadas; o céu, os objetos voadores a passarem – aeronaves e pássaros; o mar, o ribombar das ondas.

Os grupos de velhos, ao qual pertenço a um deles, faço-me presente constante... Os parceiros, ah! Os parceiros: 7 cabeças pensantes 7 perfis super diferentes . Três de ideologia de direita, no limite do fascismo e do anarquismo; três de ideologia de esquerda, no limite do marxismo; e um, encima do muro – nem quente nem frio muito pelo contrário.

Os outros grupos... Senhoras... Senhoritas, algumas confundidas com aeronaves, são verdadeiros aviões!!! Ops! Respeito!... Sem comentários.

E aí Nandú! Que narrativa mais marota! Parece que está sem assunto.

“Bem, na realidade é realmente por falta de assunto”. “Porém, devo lhe confessar que hoje, colhi do “rodapé” de um texto Bíblico, no Livro de Lucas, Capítulo 6, 17-26, uma inspirada interpretação, sobre Pobreza e Riqueza”. “Muito a propósito do que venho ouvindo/debatendo com o meu grupo”. “Os três ”Mosqueteiros” direitistas se encaixam totalmente no comentário do “rodapé” “. “Os outros três “Mosqueteiros” esquerdistas, parcialmente e o outro, o “murista” – nem quente nem frio, não se enquadra no texto”. Olhe só o tema:

De quando em vez, a discrepância de posições fica tão acalorada: “Pobre é pobre porque quer, não se esforça, prefere a esmola”; “Rico, ora é rico porque trabalha, vai a luta, não espera cair do céu”.

Eis o Texto; “Não é possível abençoar o pobre sem libertá-lo da pobreza”. “Não é possível libertar o pobre da pobreza sem denunciar o rico para libertá-lo da riqueza”.

Vem-me a dúvida.

Quem está mais perto daquilo que Lucas narra naquele Capítulo?

Ser Cristão é muito mais do que ter uma religião...

Ser religioso é, entre outros, estar limitado a uma burocracia de estatutos e normas...

Ser Cristão é desapegar-se de si, é abrir-se e acolher o outro – pobre ou rico-, intensamente... Exercitar a humanidade.

Tem pessoas que jamais tiveram religião e, no entanto são verdadeiros Cristãos!

Bnandú set/2019.

BNandú
Enviado por BNandú em 16/09/2019
Código do texto: T6746097
Classificação de conteúdo: seguro