A FORMAÇÃO IDEOLÓGICA DOS POLICIAIS MILITARES DE MINAS GERAIS NA DÉCADA DE 1960

Sinopse
A 3ª edição do livro “Policiamento”, manual de instrução básica da PM, foi publicada em 1969, período do Governo do Marechal Costa e Silva, cinco anos depois da implantação da Ditadura Militar no Brasil que duraria até 1985. Partindo do princípio de que o pensamento que norteia um regime de exceção passa pela defesa da supressão da liberdade de expressão, liberdade de crítica, liberdade do uso do corpo, do direito de ir e vir e no reforço de uma visão passiva e acrítica do indivíduo diante da realidade, surgiu a hipótese de que tal livro possuiria conteúdo ideológico que serviria como base de sustentação do regime. Neste trabalho foi analisado um exemplar do referido livro, sob as perspectivas da Análise do Discurso e Estudo de Caso. A hipótese foi confirmada no decorrer da pesquisa, sustentada em pressupostos teóricos de autores como Citelli (2000), Reich (1974), Bourdieur (2000), Foucault (1987) e Orlandi (1996). Palavras-chave: Militar, formação ideológica, poder, discurso autoritário, corporação.
Autor:
João Figueiredo
Formato:
doc
Tamanho:
63 KB
Ano:
2007
Enviado por:
João Figueiredo
Enviado em:
29/09/2008
Reeditado em:
30/09/2008