SABEDORIA POPULAR, EMPIRISMO OU SENSO-COMUM

Sinopse
Temos como propósito neste artigo analisarmos a chamada sabedoria popular, termo que nos meios acadêmicos denominamos de (Conhecimento Empírico ou senso-comum), tomamos como base de nossa investigação as comunidades camponesas e por ultimo os silvícola (povos indígenas), espalhados por este vasto território brasileiro; por ultimo analisaremos, a origem do empirismo e o método cientifico. Nosso objetivo nesta pesquisa é resgatar o conhecimento tradicional das comunidades camponesas e de nossos índios, que vivem de certa forma isolados dos grandes centros, e sobrevivem em grande parte, se aproveitando de aprendizados que são transmitidos de geração a geração, pelos mais velhos do grupo. O empirismo é a escola de Epistemologia (na filosofia ou psicologia) que prega que todo o conhecimento é o resultado das nossas experiências (teoria da \"Tábua Rasa\" de J. Locke). O empirismo é um aliado próximo do materialismo (filosófico) e do positivismo, sendo oposto ao racionalismo europeu continental ou intuicionismo. O empirismo é geralmente observado como sendo o fulcro do método cientifico moderno. Defende que as nossas teorias devem ser baseadas nas nossas observações do mundo, em vez da intuição ou fé. Defende a investigação empírica e o raciocínio dedutivo. Kant tentou obter um compromisso entre o empirismo e a corrente oposta, o racionalismo.
Autor:
Ramiro Thamay Yamane
Formato:
doc
Tamanho:
95 KB
Enviado por:
Ramiro Thamay Yamane
Enviado em:
24/10/2008