Um olhar Critico à didática no ensino superior

Sinopse
Nossa analise critica aborda o trabalho docente, fazendo-o a partir de um estudo minucioso do caso; para nossa pesquisa nos valemos de uma investigação bibliográfica e nossa experiência como docente, o que nos ajudou ao tratarmos dos problemas referentes ao processo de trabalho pedagógico, trato com o conhecimento, objetivos e avaliação no exercício da docência no magistério superior. Analisa-se também, a teoria pedagógica, teoria de conhecimento, projeto de formação humana e projeto histórico como imprescindíveis ao trabalho docente na perspectiva da superação da atual organização do trabalho pedagógico cujos traços essenciais correspondem a base técnica capitalista de organizar o trabalho humano, flexibilizado, fragmentado, precarizado, super-explorado, produtivista e alienador. Entendemos que o ponto de partida para a discussão sobre trabalho pedagógico no ensino superior está sendo uma referência básica, um dos desafio da contemporaneidade, colocado a todos os educadores, instituições, movimentos e políticas educacionais, qual seja: "como educar e formar docentes para as Instituições de Ensino Superior ( IES), no interior da crise agonizada, o colapso, a exaustão das possibilidades civilizatórias de um mundo em constantes mudanças políticas, econômicas e sociais. Não descolamos, portanto, a finalidade do trabalho docente em Instituições de Ensino Superior da análise política dos fatos atuais. Temos como objetivo principal neste artigo uma critica construtiv
Autor:
Ramiro Thamay Yamane
Formato:
doc
Tamanho:
118 KB
Enviado por:
Ramiro Thamay Yamane
Enviado em:
28/11/2008