Um olhar Critico à didática no ensino superior
Sinopse
Nossa analise critica aborda o trabalho docente, fazendo-o a partir de um estudo minucioso do caso; para nossa pesquisa nos valemos de uma investigação bibliográfica e nossa experiência como docente, o que nos ajudou ao tratarmos dos problemas referentes ao processo de trabalho pedagógico, trato com o conhecimento, objetivos e avaliação no exercício da docência no magistério superior.
Analisa-se também, a teoria pedagógica, teoria de conhecimento, projeto de formação humana e projeto histórico como imprescindíveis ao trabalho docente na perspectiva da superação da atual organização do trabalho pedagógico cujos traços essenciais correspondem a base técnica capitalista de organizar o trabalho humano, flexibilizado, fragmentado, precarizado, super-explorado, produtivista e alienador.
Entendemos que o ponto de partida para a discussão sobre trabalho pedagógico no ensino superior está sendo uma referência básica, um dos desafio da contemporaneidade, colocado a todos os educadores, instituições, movimentos e políticas educacionais, qual seja: "como educar e formar docentes para as Instituições de Ensino Superior ( IES), no interior da crise agonizada, o colapso, a exaustão das possibilidades civilizatórias de um mundo em constantes mudanças políticas, econômicas e sociais.
Não descolamos, portanto, a finalidade do trabalho docente em Instituições de Ensino Superior da análise política dos fatos atuais.
Temos como objetivo principal neste artigo uma critica construtiv
- Autor:
- Ramiro Thamay Yamane
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 118 KB
- Enviado por:
- Ramiro Thamay Yamane
- Enviado em:
- 28/11/2008