Uma Reflexão sobre Política e Filosofia

Sinopse
Temos como propósito neste artigo cientifico fazermos uma reflexão acerca da filosofia política de Thomas Hobbes empreendidos por Yves-Charles Zarka em La décision métaphysique de Hobbes, publicado em 1987, e em Hobbes et la pensée politique moderne, publicado em 1995. Zarka propõe, em lugar de uma leitura historicista de Hobbes – abordagem que procura as conexões entre os escritos de um autor e os eventos históricos de sua época –, outra perspectiva, mais interessada nos problemas filosóficos internos à obra hobbesiana, compreendidos em seu diálogo com a tradição da filosofia política. Desse modo, distingue-se o interesse histórico do interesse filosófico, privilegiando-se este sem excluir aquele. Essa perspectiva configura o que Zarka denomina, em contraposição à história historicista da filosofia política, uma história filosófica da filosofia política. Numa abordagem precisamente historicista, sustenta-se que “não há essência do político, nem verdade universal ou questão permanente, mas que todo texto político depende do contexto intelectual e discursivo historicamente determinado no qual ele aparece e onde ele encontra seu sentido e seu valor” (ZARKA: 2001, p. 10).
Autor:
Ramiro Thamay Yamane
Formato:
pdf
Tamanho:
49 KB
Ano:
2009
Enviado por:
Ramiro Thamay Yamane
Enviado em:
15/03/2009