O Conflito entre Preservação Ambiental e Desenvolvimento Econômico (área: Direito e Meio Ambiente)

Sinopse
O conflito entre o desenvolvimento econômico e proteção ambiental surgiu de uma concepção filosófica equivocada que acabou influênciando o pensamento econômico e o pensamento jurídico. Neste embate não há que se falar em conflito aparente de normas, mas sim de um conflito de interesses econômicos que só será resolvido com o fortalecimento de novas concepções sobre o homem, suas origens e seu papel diante do meio em que vive. Para isso é necessária a união dos saberes humanos visando uma melhor compreensão da complexidade dos problemas da contemporaneidade, um resgate do verdadeiro direito natural e suas concepções éticas e morais. O Direito tem um importante papel neste contexto por ser uma ciência com objetivo de equilibrar as relações dos homens, não só com relação aos seus iguais como também com o meio em que vive. Esta obra é fruto do trabalho de conclusão da graduação - TCC do autor no curso de Direito do Centro Universitário UNIRG e está em fase de revisão para publicação impressa. Considerada como a primeira pesquisa interdisciplinar realizada por um acadêmico de Direito da UNIRG, Suiter teve que percorrer um árduo caminho nos meandros de diversas áreas do conhecimento humano, bebendo da fonte de cientistas renomados. A obra conta com mais de 100 referências bibliográficas e um glosário para compreensão de alguns termos correlatos, servindo de ferramenta para estudantes e pesquisadores interessados nas questões ambientais.
Autor:
Heráclito Ney Suiter
Formato:
pdf
Tamanho:
7 MB
Ano:
2008
Enviado por:
Heráclito Ney Suiter
Enviado em:
17/07/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.