Um resto de café frio - Volume 3: "Casa velha"

Sinopse
Este volume contém os trinta e nove poemas mais recentes do blog Um resto de café frio (http://restodecafefrio.blogspot.com), escritos entre junho e dezembro de 2009, e é intitulado Casa velha. Assim como os outros dois volumes (I – A fonte das coisas imperfeitas; e II – Submersão), a escolha do poema-título dá-se pelo fio condutor da obra: enquanto o primeiro trata das definições sobre o fazer poético, e o segundo sobre a dificuldade (impossibilidade?) da comunicação verdadeira, Casa velha, além das mesmas coisas, trata do modo como a memória faz o papel de filtro do mundo exterior para o mundo interior, individual. Mesmo que eu não concordasse muito com isso no início, esta é a série mais lírica, mais intimista das três. Vasculhar a memória tem efeitos colaterais, nem sempre evidentes, quase nunca previsíveis. Além disso, também estreei nesta edição uma experiência poética, sugerida pelo amigo Carlos “Davissara” Barros na SAMIZDAT de julho-agosto/2009, chamada por ele poema visual, mas que eu preferi chamar fotopoema. É um recurso digital, que serve para uma coisa: lembrar que ainda se pode escrever poesia naquele velho caderninho. Sim, eu ainda lembro como é e gosto de usar papel e caneta. Pelo menos enquanto essas coisas não forem lembranças perdidas na memória.
Autor:
Volmar Camargo Junior
Formato:
pdf
Tamanho:
472 KB
Ano:
2010
Enviado por:
Volmar Camargo Junior
Enviado em:
02/01/2010
Reeditado em:
05/01/2010