José Mendonça, jornalista e professor – Um presente biográfico

Sinopse
O jornalista e professor mineiro José Mendonça ganhou um presente bem incomum no seu aniversário de 92 anos: um livro biográfico, escrito a seis mãos. O aniversário foi no dia 22 de dezembro de 2009 e a noite de autógrafos cinco dias antes. O livro é “José Mendonça: a vida revelada”, escrito por Flávio Friche, Manoel Marcos Guimarães e Maria Auxiliadora de Faria, publicado pela Editora UFMG. O que o tornou merecedor de uma homenagem tão especial? Como jornalista, ele atuou mais tempo no jornal O Diário, de Belo Horizonte, mais conhecido como Diário Católico: sete anos como repórter e 22 anos como seu principal editor. Foi correspondente do jornal Folha de São Paulo e, depois, criou a sucursal (uma espécie de filial) de O Globo na capital mineira. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, e o seu terceiro presidente. Mais do que educador, foi um dos fundadores do curso de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais, e professor até 1992, quando se aposentou. Márcio de Ávila Rodrigues narra a sua experiência pessoal e profissional com José Mendonça e também transcreve, neste mini-e-book, duas reportagens sobre o lançamento da biografia do mestre publicadas pelos principais jornais diários de Minas Gerais.
Autor:
Márcio de Ávila Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
402 KB
Ano:
2010
Enviado por:
Márcio de Ávila Rodrigues
Enviado em:
10/04/2010
Reeditado em:
10/04/2010