Um resto de café frio - Volume 4: "QU4RTO"

Sinopse
Este é o quarto volume que reúne os poemas publicados no blog Um resto de café frio (http://restodecafefrio.blogspot.com) entre os meses de janeiro a junho de 2010, e é intitulado, simplesmente, QU4RTO. Desde que concluí o terceiro volume de poemas, queria que a coletânea seguinte se chamasse Quarto: por motivo mesmo do numeral; e por causa do substantivo – quarto, cômodo, alcova, dormitório, etc. Gosto de palavras que se inscrevem em mais de um grupo de significados. O numeral facilmente se explica: trata-se do quarto livro contendo os poemas do blog e tem “algo” de o quarto disco do Led Zeppellin, que não tem nome, mas convenciona-se chamar de “The runas álbum”, ou “4”, ou “The Fourth”, o que também justifica esse formato de encarte de disco. Pensei também em homenagear a Legião Urbana, cujo quarto álbum se chama As quatro estações. Já a segunda abordagem, o quarto, é de fato a inspiração dos textos desse período: o tanto da vida que se passa dentro de quatro paredes, e, mais especificamente, destas que se convencionou usar para o repouso, mas que acaba sendo o refúgio da intimidade, mesmo que não necessariamente sexual, mas de isolamento, de reflexão, de fuga da convivência. Um apartamento divide, compartimenta, organiza as unidades familiares umas das outras no espaço urbano; mas o quarto faz o mesmo entre as pessoas dentro das residências, definitivas ou temporárias. E ninguém convida outra pessoa para o próprio quarto sem dividir com ela sua intimidade.
Autor:
Volmar Camargo Junior
Formato:
pdf
Tamanho:
239 KB
Enviado por:
Volmar Camargo Junior
Enviado em:
17/07/2010