O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Sinopse
Um jovem que se envaidece de si mesmo, tornando-se amante de si e da arte abstrata e pura. Não há redenção para ele, mesmo quando acaba por querer mudar de vida. Conta a história fictícia de um homem jovem chamado Dorian Gray na Inglaterra aristocrática e hedonista do século XIX, que torna-se modelo para uma pintura do artista Basil Hallward. Dorian tornou-se não apenas modelo de Basil pela sua beleza física (um "Adônis que se diria feito de marfim e pétalas de rosa"), mas também tornou-se uma fonte de inspiração para outras obras e, implicitamente no texto, uma paixão platônica por parte do pintor. Mas o seu retrato, que Basil não quer expôr por ter colocado "muito de mim mesmo", foi sua obra-prima. Lord Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista típico da época e grande amigo de Basil, conhece Dorian e o seduz para sua visão de mundo, onde o único propósito que vale a pena ser perseguido é o da beleza e do prazer. Dorian faz um pacto meio macrabo para estar sempre jovem. Uma obra surpreendente. Vale ler e reler. Quem quiser, pode assistir ao filme baseado no livro.
Autor:
Oscar Wilde
Formato:
pdf
Tamanho:
431 KB
Enviado por:
Iza Calbo
Enviado em:
06/11/2010
Reeditado em:
06/05/2022
Classificação:
seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.