Acerca de Música, Poesia & Cinema

Sinopse
Neste livro – Acerca de Música, Poesia & Cinema, Jayro Luna reúne 12 artigos escritos em diferentes épocas buscando para além da aparente diversidade de temas um nó unificador que se concretiza na sua proposta de análise da contemporaneidade e da história artística e literária com bases no Neo-estruturalismo Semiótico. Assim, por exemplo, ao analisar a poesia de Gregório de Matos, focaliza em especial um soneto que lhe permite traçar relações com a idéia contemporânea de Holografia e, por extensão, do conceito meio astrofísico, meio místico-físico de Universo Holográfico. Neste âmbito é que também escreve um interessante texto acerca de algumas quadras de Nostradamus, utilizando as ferramentas teóricas do Formalismo\Estruturalismo. O Filme “Avatar” , por sua vez, entra como objeto de análise no âmbito das relações socioculturais que estabelece com a história da colonização sulamericana. A poesia oswaldiana é destacada num processo de comparação com a poesia de Blaise Cendrars, mostrando os olhares diferentes de ambos os poetas e suas respectivas perspectivas. A música dos tropicalistas Caetano Veloso e Gilberto Gil é profundamente analisada no sentido de mostrar o processo criativo desses músicos. A música de Raul Seixas é outro objeto de análise, em que Jayro Luna demonstra as relações paradigmáticas ali presentes. A “História do Rock” do poeta Glauco Mattoso serve de motivação para discussão acerca de paradigmas no âmbito da contracultura...
Autor:
Jayro Luna
Formato:
pdf
Tamanho:
935 KB
Ano:
2011
Enviado por:
Jayro Luna
Enviado em:
06/06/2011